Artigos |
P. Manuel Barbosa, scj
Fraternidade Sem Fronteiras

1. Há um ano partilhei neste espaço a realização do Congresso Missionário Fraternidade Sem Fronteiras, a 14 e 15 de outubro na Universidade Católica em Lisboa. Um congresso organizado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) e pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP). Importa recordar o seu lema inspirador:

«A questão essencial com que nos deparamos é o como aprender como viver juntos, como respeitar o outro, como dialogar com o diferente… O verdadeiro encontro e o diálogo genuíno entre culturas e religiões têm como esteira comum o encontro e o diálogo entre pessoas concretas. Alimentados por esta convicção, desejamos alentar-nos mutuamente a aprofundarmos o nosso conhecimento mútuo e a nossa relação, em vista a uma colaboração fraterna entre diferentes, acreditando que é juntos que se constroem os sonhos».

 

2. Entretanto, continuamos em processo sinodal, este mês a coincidir com a XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos em Roma, e vivemos intensamente a Jornada Mundial da Juventude, cujos dinamismos renovadores somos desafiados a assumir. Dos dois processos interligados recebemos entoações essenciais: “todos, todos, todos” sem excluir ninguém; “caminhar juntos”, na constante escuta do Espírito e uns dos outros.

 

3. Um ano depois, são editados os textos do Congresso Missionário, certamente valorizados pelos dois processos em curso (o seguimento da JMJ e do Sínodo):

- Sessão solene de abertura: mensagem do Papa Francisco, enviada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano; saudação do Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, Padre José Manuel Pereira de Almeida; saudação do Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas Carvalho; saudação do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

- Conferências: A importância da Formação e o Papel das Universidades (Laurent Basanese, do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso); A Fraternidade na Cultura do Diálogo (Maria Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP); Cidadania e Bem Comum (Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Grande Conselho do Centro Nacional de Cultura); Fraternidade e Missão (D. José Ornelas Carvalho, Presidente da CEP); Fraternidade no Diálogo Intercultural e Inter-Religioso (Diana de Vallescar Palanca, especialista em Pensamento Intercultural); A Fraternidade e a Reconstrução da Esperança (Cardeal José Tolentino Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Educação e Cultura).

- Perspetivas da Fraternidade sem Fronteiras: Islamismo (Khalid Jamal); Hinduísmo (Shiv Kumar Singh), Budismo (Paulo Borges); Catolicismo (Pedro Vaz Patto).

- Oração Inter-religiosa.

- Sessão solene de encerramento: Comissão da Liberdade Religiosa (Pedro Vaz Patto, membro da Comissão); Comissão Organizadora do Congresso (Padre Adelino Ascenso); Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização (D. Armando Esteves Domingues, Presidente da Comissão).

 

4. A obra foi apresentada na tarde do Dia Mundial das Missões, num encontro que congregou quase três centenas de consagrados e consagradas junto do Patriarca de Lisboa. Vale a pena retomar o seu conteúdo em perspetiva de fraternidade que nos torna a todos irmanados como filhos do mesmo Deus, uma fraternidade sem fronteiras. A oração inter-religiosa incluída na edição poderá constituir um ponto de partida e marca desta fraternidade. Não nos cansemos de a rezar juntos, nunca nos cansemos de construir uma fraternidade sem alfândegas, em comunhão com os irmãos de outras religiões e culturas.

“Fraternidade Sem Fronteiras” podem se adquirida nas Livrarias Católicas e na Conferência Episcopal Portuguesa (cep.sgeral@ecclesia.pt).

 

P. Manuel Barbosa, scj