Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Olhar a Igreja com os jovens
<<
1/
>>
Imagem

Como olhamos a Igreja que somos? Cada vez mais precisamos olhar para dentro para nos questionarmos sobre o que somos, como vivemos como cristãos, o que queremos ou sonhamos para a Igreja? Mas, a primeira de todas as perguntas deverá ser: o que quer Deus para Igreja que é d’Ele? Tantas vezes valorizamos de tal forma a nossa vontade ou os nossos desejos que nos esquecemos de questionar sobre a vontade de Deus.

Vem esta pergunta a propósito do caminho sinodal que a Igreja está a iniciar, em todo o mundo, por proposta do Papa Francisco, com o objetivo de dar voz a todos. Escutar, mas sobretudo criar espaço para que todo o Povo de Deus se possa pronunciar com vista a gerar maior comunhão e uma Igreja mais sinodal, isto é que caminha em conjunto.

As paróquias, as diversas comunidades e movimentos de todo o mundo são chamados a este caminho, em que todos podem participar, para contribuir para uma renovação de mentalidades, numa Igreja que se abre mais, para ir ao encontro do que é a vontade de Deus.

Os jovens têm aqui um papel importante, porque a Igreja de amanhã acontecerá com os jovens de hoje. O Papa Francisco tem manifestado o desejo de que os jovens sejam mais participantes, tenham maior destaque ou maior presença na vida pastoral, até com maiores responsabilidades pastorais.

No nosso país, está a porta a Jornada Mundial da Juventude, um evento que conheceu esta semana a data da sua realização (1 a 6 de agosto de 2023) e que o Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente tem sublinhado ser um acontecimento dos jovens para os jovens. Por isso, com o envolvimento da juventude na preparação deste grande encontro, este será, em Portugal, um momento em que os jovens vão estar sob o olhar de todos, mas um olhar que se quer de esperança, confiança e apoio, sem julgamentos, porque o caminho para uma Igreja sinodal também acontece com a juventude.

 

Editorial, pelo P. Nuno Rosário Fernandes, diretor

p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES