Uma semana com... um padre |
Padre Ismael Teixeira: o padre todo-o-terreno
<<
1/
>>
Imagem

Aos 36 anos, é reitor da igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Largo do Rato, mesmo no centro de Lisboa. É praticante de duatlo e após a partilha diária no blogue “Uma semana com… um padre”, o padre Ismael Teixeira, carmelita, criou o seu blogue “Boca do Céu”.

O padre Ismael Teixeira começou a semana com uma frase do Evangelho de Marcos – “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” – lembrando que é no acolhimento e na dádiva a todos que está a maior luta dos cristãos. E desafiou: “Que as nossas igrejas estejam cheias de homens e mulheres cujos olhares não excluem, não julgam”. No domingo, dia 17 de Janeiro, o padre Ismael desvendou um ‘segredo’: “Sempre que posso, depois da Missa vou treinar para o meu Ginásio a céu aberto, o lindo Jardim da Estrela onde, para além de praticar desporto, aproveito para pensar no resto do dia”. Benfiquista ferrenho, este jovem carmelita é um adepto do desporto, sendo praticante de BTT e de duatlo (modalidade que integra o atletismo e o ciclismo). A fotografia é também um dos seus dotes. Veja mais em http://umasemanacom.blogspot.com.

O padre Ismael dirige a residência universitária e o Centro de Estudos da Ordem do Carmo e aconselha os cristãos à meditação: “Para o final da tarde retirei-me um pouco e, preparando o resto da minha agitada semana, relembro o lema Carmelita ‘meditar dia e noite na Lei do Senhor’ que deverá estar presente no meio de todas as correrias”.

Terça-feira, o padre Ismael recorda a tragédia no Haiti. Depois de ler um artigo num jornal – “um testemunho revoltado que se perguntava se Deus existe, onde estava?” –, o padre Ismael respondeu: “Graças a Deus, milhões de Cristãos e outros crentes por todo o mundo erguem preces a favor de tanta desgraça e mobilizam-se, quer com donativos, quer disponibilizando-se no terreno. Creio que é por aqui que Deus está e é! No Amor que não desiste e que encontra formas de responder ao infortúnio e à desgraça dos irmãos”.

O quinto dia foi passado na faculdade, quer como capelão da Universidade Lusíada, quer a estudar, já que é aluno do último ano de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos. No blogue, o padre Ismael revelava ser um amante do ciclismo, mais propriamente o BTT! Vencedor de várias provas, o padre Ismael promove o Evangelho enquanto pedala e isso é visível nos diversos comentários feitos pelos ‘companheiros do pedal’ (ver caixa).

Na quinta-feira, dia 21, este jovem carmelita deu uma ‘aula’ sobre liderança. “Jesus foi o maior líder, porque liderar é servir!”. Esta noção que se vem perdendo nos dias de hoje é explicada pelo padre Ismael. “Apesar de servir ter uma conotação de fraqueza para alguns, a liderança servidora pode ter um impacto positivo no nosso desempenho como padres, pais, treinadores, casais, professores, gestores”. A semana não chega ao fim sem novo exemplo de liderança, desta vez com uma analogia desportiva. “O Evangelho do dia falava-nos de Jesus a escolher os primeiros doze, a escolher a sua primeira equipa. Lembrei-me da partilha de ontem e agradeci ao Senhor a Sua chamada e também eu ser sacerdote da Sua equipa, na sua Igreja, vestindo a Sua camisola e tentando jogar os seus valores nos caminhos da vida que percorro!”.

No final, ficou o ‘bichinho’ da partilha. Depois desta semana o padre Ismael criou o seu próprio blogue (http://boca-do-ceu.blogspot.com) onde partilha com os internautas as suas reflexões.

 

 

Comentários e opiniões

 

“Já tinha uma boa impressão acerca de si, como padre, mas agora depois de ler o seu perfil vi que não me enganei, é uma pessoa excepcional. Com certeza que o vou acompanhar toda a semana.”

Ângela

 

“Olá caro Confrade!!! Que Deus te guie neste apostolado e que deixes neste areópago o bom testemunho que tens dado noutros locais!!!”

Pe. Agostinho Castro

 

“Já pensou que através da sua missão junto desta sua Equipa de Nossa Senhora é o Pe. Ismael que, levando Cristo para as reuniões, leva a todos os casais o VINHO BOM a beber?”

Ana e Zé Cid

 

“Estou a gostar muito das suas partilhas. Desculpe não ter ido hoje à Missa.”

R.

 

“Além de tudo o mais, o Pe. Ismael é um excelente fotógrafo... e atento! Visitar e ler este blog tornou-se já, esta semana, um hábito diário para mim. É a primeira coisa que faço mal me sento à secretária.”

Pedro Matos Ferreira

 

“Ainda me recordo quando o conheci, no meu primeiro passeio de BTT. Nesse nosso 1º encontro dizia-me: ‘eu tenho alguma dificuldade em vir a estas iniciativas ciclísticas, pois a minha profissão não me permite grande disponibilidade aos Domingos...” até que finalmente o Pe. Ismael disse: ‘Sou Padre ...’ - fiquei obviamente perplexo, admirado e algo duvidoso ...Um Padre ...? com todo este ‘cabedal’ e esta ‘pedalada’?”

Adriano Cunha Pinto

 

 

Todas as partilhas do padre Ismael Teixeira

http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20Ismael%20Teixeira

João Carita
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES