Vocações |
Luzeiros da Páscoa
Aprender a escutar Deus
<<
1/
>>
Imagem

De 11 a 14 de abril, realizam-se os Luzeiros da Páscoa, Campos Vocacionais para Raparigas. São tempos de catequese e convívio, oração e partilha, trabalho e jogo, meditação e distração, para aprender a escutar Deus e conhecer o projeto de vida que Ele sonha para cada pessoa.

 

Para nos falar melhor sobre esta proposta do Serviço de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa, pedimos à Irmã Alzira, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que nos deixasse o seu testemunho do que foram os Luzeiros do Natal e de que forma é que estes Campos Vocacionais transformam inúmeras vidas.

«Como poderei compreender sem alguém que me oriente?» (cfr. At 8,26-39). Esta pergunta feita pelo etíope ao apóstolo Filipe pode ser a grande interpelação que nos leva à missão de acompanhar as jovens na descoberta do projeto de vida que Deus sonha para cada uma. A Diocese de Lisboa, como Mãe que deseja para os seus filhos e filhas a felicidade autêntica, realiza através do Serviço de Animação Vocacional (SAV) uma atenção especial aos caminhos de descoberta e acompanhamento vocacional. A equipa do SAV, orientada pelo P. Bernardo Trocado e pela Ausenda Pires, consagrada na Ordem das Virgens, reúne-se, reza e coloca-se ao serviço da igreja para colaborar com o Espírito Santo no acompanhamento às jovens, de modo a que elas possam encontrar o sentido da sua vida, num mundo que não lhes oferece isto. Além dos nomes referidos, a equipa é formada por jovens animadoras vocacionais e por Consagradas de várias congregações - as Servas Nossa Senhora de Fátima, a Aliança de Santa Maria, as Pias Discípulas do Divino Mestre e as Filhas de Maria Auxiliadora, Instituto ao qual pertenço.

Os Luzeiros são campos vocacionais para raparigas, dos 12 aos 18 anos aproximadamente, e realizam-se 3 vezes por ano – Natal, Páscoa e Verão – durante 4 dias. Podíamos dizer que são como os prados verdes do Salmo 22, ou o monte onde podemos escutar de Jesus as Bem-aventuranças. Há momentos lúdicos e de convívio, catequeses e tempo de oração, eucaristia e confissão e acompanhamento espiritual. Em tudo procuramos ajudar-nos a que o ambiente seja propício ao encontro com o Senhor e ao fortalecimento da relação com Deus na vida de cada dia.

Os Luzeiros marcam a caminhada de crescimento humano, cristão e vocacional das jovens e penso que é muito importante que elas sejam, e se sintam, acompanhadas além destes encontros. Podem ter esse acompanhamento espiritual, por um sacerdote, uma das Irmãs ou outra pessoa a quem peçam esta ajuda.

Como surge o convite às jovens para participar nos Luzeiros? É um convite feito pessoalmente, através de um padre, uma catequista, uma animadora vocacional ou uma das Irmãs. A partir daí, as jovens inscrevem-se (https://www.vocacoesxpto.net/luzeiros)

Anualmente elegemos um tema que inspira as diferentes iniciativas. Este ano, partimos da Exortação Alegrai-vos e Exultai e do texto bíblico das Bem aventuranças (Mt 5,1-12), ligando-o ao tempo litúrgico que estamos a viver. «Feliz a geração dos que procuram o Senhor na estrada de Jerusalém» é a proposta para este Luzeiro na proximidade da Páscoa do Senhor!

texto pela Ir. Alzira Sousa FMA

 

____________


Frases de Santas

 

“O mundo não precisa daquilo que as mulheres têm, necessita daquilo que as mulheres são”

Santa Teresa Benedita da Cruz

 

“Cada mulher que viva à luz da eternidade pode cumprir a sua vocação, mesmo que seja no matrimónio, numa ordem religiosa ou numa profissão mundana”

Santa Teresa Benedita da Cruz

 

“Eu sou um pequeno lápis na mão de um Deus escritor, que está a enviar uma carta de amor ao mundo”

Santa Teresa de Calcutá

 

“O segredo para a felicidade é viver momento a momento e agradecer a Deus por tudo o que Ele, na Sua bondade, nos envia dia após dia”

Santa Gianna Molla

 

“Jovens, se fores aquilo que Deus quiser, pegareis fogo ao mundo”

Santa Catarina de Sena

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES