Especiais |
Balanço do ano
2018: um ano marcado pela sinodalidade
<<
1/
>>
Imagem

A 14 de JANEIRO teve início a Visita Pastoral às 20 paróquias da Vigararia de Torres Vedras. Neste mesmo dia, D. Manuel Clemente assinalava, na Paróquia de Famalicão, na Nazaré, os 50 anos da reconstrução da igreja paroquial. Uma semana antes, a 7, era benzida, por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, a nova igreja de Galamares, na Paróquia de Sintra. Dia 12, falecia, aos 77 anos, o padre Manuel Durães Barbosa, antigo diretor nacional das Obras Missionárias Pontifícias entre 2000 e 2011, e dia 19 morria o cónego João de Sousa, antigo pároco de Benfica durante 24 anos. Nesta paróquia da cidade, o Arcebispo de Lahore, no Paquistão, D. Sebastian Shaw, apresentava o livro ‘A Cruz Escondida - 70 anos, 70 rostos, 70 histórias’, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que compila os artigos publicados no Jornal VOZ DA VERDADE. Na primeira audiência-geral de 2018, a 3 de janeiro, o Papa convidava a “pedir desculpa” para receber “a compreensão e o perdão dos outros”. De 15 a 22 de janeiro, Francisco visitava o Chile e o Peru.

 

Na Mensagem para a Quaresma, publicada a 14 de FEVEREIRO, o Cardeal-Patriarca anunciava que o destino da renúncia quaresmal seria uma escola na República Centro-Africana, a cargo das Irmãs Oblatas do Coração de Jesus. Neste segundo mês do ano, D. Manuel Clemente apresentava a ‘Nota para a receção do Capítulo VIII da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia’, falecia o padre Dâmaso Lambers, o ‘padre das prisões’, que durante quase 40 anos falou aos microfones da Renascença, os Jesuítas em Portugal lançavam o Ponto SJ (www.pontosj.pt), as Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus assinalavam 75 anos de presença em Lisboa e os Médicos Católicos mostravam-se contra uma proposta de lei para a legalização da eutanásia. Em Roma, de 18 a 23 de fevereiro, o então padre e poeta português José Tolentino de Mendonça orientava o retiro de Quaresma da Cúria Romana, com o Papa Francisco, que, neste mês, nomeou Arcebispo e Núncio Apostólico na Arménia o sacerdote português monsenhor José Avelino Bettencourt, um dos responsáveis pelo protocolo da Santa Sé.

 

Em MARÇO, no dia 8, a Casa de Saúde do Telhal celebrou 125 anos. Este foi o mês em que terminou a Visita Pastoral à Vigararia de Torres Vedras e em que o Cardeal-Patriarca fez um balanço “positivo” e “agradecido” dos cinco anos de pontificado do Papa Francisco. Neste mês, a Ajuda de Berço assinalou 20 anos, o 20º Interescolas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), com cerca de 1300 alunos, decorreu no Parque do Serrado, na Amora, Seixal, e D. Manuel Linda era nomeado Bispo do Porto. A 19 de março, o Papa inaugurava os trabalhos de uma inédita reunião pré-sinodal com jovens de todo o mundo, para preparar a assembleia do Sínodo dos Bispos, que contou com a participação de Tomás Virtuoso, da Paróquia de Carcavelos. Francisco convidou ainda os cristãos a rezarem regularmente “a grande oração do Pai Nosso”.

 

No Domingo de Páscoa, na Sé de Lisboa, a 1 de ABRIL, o Cardeal-Patriarca pediu aos cristãos para não tardarem no testemunho da presença de Cristo no mundo. Neste mês, a Assembleia Diocesana de Catequistas reunia 700 agentes desta pastoral, a Jornada Diocesana da Juventude levou 900 jovens à Lourinhã e o CNE teve o Dia de São Jorge mais participado de sempre, com 7500 escuteiros na vila de Sintra a comemorar o patrono. Em abril, D. Manuel Clemente abençoou e enviou os orientadores do projeto Famílias comVida, o almirante Luís Macieira Fragoso foi nomeado presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa, iniciaram-se as comemorações dos 500 anos da Igreja do Loreto, no Chiado, a Paróquia de Carnaxide recebeu a 3ª Jornada Diocesana da Comunicação, que refletiu sobre as fake news, a Paróquia de Olivais Sul comemorou os 30 anos da dedicação da igreja paroquial e os Bispos apelaram, na 194ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal, à “formação contínua dos catequistas”. Finalmente, o Presidente da República visitou o Convento do Varatojo, em Torres Vedras, e anunciou a condecoração da Família Franciscana como membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique. Neste mês, foi ainda publicada a Exortação Apostólica ‘Gaudete et exsultate’, onde o Papa Francisco afirma que a santidade é para todos.

 

Ainda na comemoração do tricentenário do Patriarcado de Lisboa, foi lançado, a 28 de MAIO, o livro ‘Bispos e Arcebispos de Lisboa’. A Festa da Família teve lugar no Seminário de Penafirme e convidou ao “testemunho das famílias cristãs”, a procissão do Corpo de Deus reuniu pelas ruas de Lisboa milhares de pessoas e a bênção de finalistas universitários encheu a Alameda da Universidade. No quinto mês do ano, o Cardeal-Patriarca presidiu, nos Açores, às festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, mais de 1100 membros do Caminho Neocatecumenal de Lisboa participaram nas comemorações dos 50 anos da chegada a Roma desta proposta de iniciação cristã, D. António Luciano Costa foi nomeado Bispo de Viseu, o Bispo emérito de Hong Kong presidiu, em Fátima, às celebrações do 13 de maio, a Conferência Episcopal publicou a nota pastoral ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, onde anunciava um Ano Missionário, de outubro de 2018 a outubro de 2019, e Lisboa manifestou-se contra a eutanásia. O Papa Francisco mostrou-se “preocupado com o agravamento das tensões na Terra Santa e no Médio Oriente”.

 

No dia 7 de JUNHO, a cidade de Lisboa ganhava um novo miradouro, na torre sineira da Igreja de Santa Cruz do Castelo. Neste mês, o Cardeal-Patriarca presidia à 1ª Festa em Honra de São João Batista, na Ilha da Berlenga, em Peniche, a Casa do Gaiato de Lisboa, que fez 70 anos, assinava o primeiro acordo de cooperação com a Segurança Social, o livro ‘Crónicas ainda atuais’, da autoria do jurista Pedro Vaz Patto, era lançado na Feira do Livro, a Cáritas Diocesana organizava o 1º GENTESfest - Partilha a Viagem, o Movimento dos Convívios Fraternos celebrava 50 anos na Paróquia de Arroios, o Arcebispo de Boston, cardeal Seán P. O’Malley, recebia, em Lisboa, o doutoramento ‘honoris causa’ da Universidade Católica Portuguesa, D. Francisco Senra Coelho era nomeado Arcebispo de Évora, D. Tolentino de Mendonça era feito Arcebispo, e foi escolhido pelo Papa para Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé, e era inaugurada, no Palácio Nacional da Ajuda, uma exposição com as peças mais emblemáticas das catedrais de todo o país. D. António Marto foi feito cardeal, foi publicado o documento de trabalho para o Sínodo dos Bispos sobre os jovens e o Papa esteve em Genebra, na Suíça, para um encontro do Conselho Mundial das Igrejas.

 

No início do mês de JULHO, o Patriarcado de Lisboa divulgava uma carta do Papa Francisco ao Cardeal-Patriarca de Lisboa. “Venho agradecer-lhe o envio, por ocasião da Quaresma passada, da Nota que dirigiu aos sacerdotes do Patriarcado sobre a aplicação do capítulo VIII da Exortação Apostólica Amoris laetitia”, escreveu Francisco. Neste mês, a diocese passou a contar com mais cinco sacerdotes, que foram ordenados nos Jerónimos, faleceu, aos 75 anos, o cónego Alfredo Cerca, D. Tolentino de Mendonça era ordenado Bispo em Lisboa e, em Fátima, nove mil equipistas participaram no XII Encontro Internacional das ENS. Terminou este mês a iniciativa do Jornal VOZ DA VERDADE ‘Bible Challenge – O desafio da Bíblia’, com o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella.

 

Várias famílias de Lisboa participaram, com o Papa, no IX Encontro Mundial das Famílias, que decorreu de 21 a 26 de AGOSTO, em Dublin, na Irlanda. Antes, no dia 3, terminava em Roma a Peregrinação Internacional de Acólitos, com 40 acólitos de Lisboa, e, no dia 4, concluía o 25º Acampamento Regional de Lisboa (ACAREG), que reuniu 2700 escuteiros em Ferreira do Zêzere e teve a visita de D. Manuel Clemente. Neste tradicional mês de férias, D. António Vitalino, Bispo Auxiliar de Lisboa entre 1996 e 1999, celebrou 50 anos de ordenação sacerdotal.

 

No início do ano pastoral, o Cardeal-Patriarca escreveu uma carta aos diocesanos de Lisboa, no dia 1 de SETEMBRO. No mês em que a Vigararia de Alenquer venceu o Festival Diocesano da Canção Cristã, Lisboa recebeu o metropolita Hilário Alfeyev, responsável pelas relações externas do Patriarcado de Moscovo, assinalou os 50 anos da morte do padre Kentenich, fundador do Movimento de Schoenstatt, e os Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) de Portugal publicaram o livro ‘Caminhada em Matrimónio’. Dia 12, o Papa Francisco convocava os presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo para uma cimeira sobre a proteção de crianças, que vai decorrer em fevereiro e, na Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais Europeias, D. Manuel Clemente garantia que os Bispos europeus estão “completamente com o Papa” para combater o problema dos abusos sexuais na Igreja. Francisco viajou à Lituânia, Letónia e Estónia e escreveu uma carta aos católicos chineses.

 

O Papa Francisco encerrou o Sínodo dos Bispos sobre os jovens, que decorreu de 3 a 28 de OUTUBRO, apelando a uma Igreja que “escute”, seja “próxima” e “testemunhe” Cristo. Após mais de 300 anos de espera, a Paróquia de Arranhó, em Arruda dos Vinhos, recebeu durante um ano a imagem de Nossa Senhora do Cabo e entregou-a neste mês a Barcarena. Iniciaram-se os vídeos temáticos sobre liturgia, foram assinalados os 70 anos da morte do Padre Cruz, o Opus Dei comemorou o 90º aniversário, o GTMR - Grupo de Teatro Musical Religioso apresentou o musical ‘Clara - Uma luz na noite’, que deu a conhecer a vida de Madre Clara, religiosa beatificada em Lisboa, decorreu a 6ª Caminhada pela Vida e o Bispo de Hiroshima, no Japão, esteve em Fátima, na peregrinação aniversária. Outubro ficou ainda marcado pela partida, da diocese, dos Padres dos Sagrados Corações, pelo encerramento das celebrações dos 50 anos da Universidade Católica Portuguesa e pela canonização do Papa Paulo VI e do antigo Arcebispo de El Salvador, D. Óscar Romero.

 

NOVEMBRO ficou assinalado, no Patriarcado de Lisboa, pelas ordenações episcopais de D. Daniel Henriques, novo Bispo Auxiliar de Lisboa, e D. Rui Valério, nomeado Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, que decorreram dia 25, nos Jerónimos. No mês em que o ‘Youcat Bible Day’ reuniu 2500 adolescentes na Baixa de Lisboa, o Cardeal-Patriarca apresentou o livro ‘A liturgia segundo o Papa Francisco’, do padre Ricardo Figueiredo, que quer ajudar os cristãos da diocese neste ano pastoral dedicado à liturgia. O Encontro Diocesano de Acólitos reuniu, na Paróquia da Amadora, cerca de 400 participantes, o cónego João Seabra foi homenageado em livro, foi assinalado o 10º aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria e foi revelado, no Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, da Fundação AIS, que os cristãos continuam a ser a comunidade mais perseguida. Os bispos portugueses, reunidos em Assembleia Plenária, consideraram o documento final do Sínodo dos Bispos “um mapa” para orientar “os próximos passos” da Igreja, e D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de Lisboa, publicou o livro ‘Cenas de Deus - retratos e coisas da vida’, que reúne artigos escritos no Jornal VOZ DA VERDADE. Em Roma, o Papa Francisco dirigiu uma vídeo-mensagem à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Panamá 2019, convidando à “revolução do serviço”, e assinalou o II Dia Mundial dos Pobres.

 

A 3 de DEZEMBRO, os Jerónimos receberam as ordenações diaconais. No mês em que mais de 1000 pessoas iniciaram o curso online ‘A Missa Explicada’, o Caminho Neocatecumenal assinalou, na Paróquia da Penha de França, os 50 anos em Lisboa. No dia 17, o Cardeal-Patriarca distribuiu, na Sé, a Luz da Paz de Belém e, nas celebrações de Natal, D. Manuel Clemente referiu a “urgência” de fazer acontecer o Natal “na grande hospedaria do mundo”. Em Roma, o Papa iniciou um ciclo de catequeses dedicado ao Pai Nosso e o Vaticano anunciou a visita de Francisco aos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro, na primeira visita de um Papa à Península Árabe.

por Diogo Paiva Brandão
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES