Vocações |
Formação em Animação Vocacional
“VOCAÇÃO... O que é que eu tenho a ver com isso?”
<<
1/
>>
Imagem

Na sua missão de promover o ambiente vocacional em toda a Diocese, o Setor da Animação Vocacional (SAV) do Patriarcado de Lisboa oferece uma Formação em Animação Vocacional, nos dias 18 a 19 de Março, na Casa de Retiros do Seminário de Almada. Com início no sábado (18 de Março) pelas 9:30h.

 

Inscrições e informações através do email: vocacoesxpto@gmail.com.

Esta formação, não é apenas para Animadores Paroquiais das Vocações, mas destina-se a todos os agentes pastorais.

 

_______________


Agenda

 

Rapazes:

- Campanários do 9º ao 11º anos: 8 a 11 de Abril – Seminário de Penafirme

- Estágios Vocacionais do 7º e 8º anos: 5 a 7 de Abril – Seminário de Penafirme

- Retiros para Rapazes do 12º ano e Universitários: 31 de Março a 2 de Abril – Seminário de Caparide

 

Raparigas:

- Luzeiro da Páscoa do 7º ao 9º anos: 8 a 11 de Abril – Casa do Oeste

Inscreve-te em http://www.vocacoesxpto.net/luzeiros

 

_______________

 

‘Geocaching Vocacional’: Ordem dos Frades Menores

Anunciar o Evangelho e partilhar o ideal de Paz e Bem

ao jeito de Francisco de Assis

 

Na rubrica ‘Geocaching Vocacional’ deste mês, onde pretendemos apresentar alguns caminhos vocacionais, damos hoje a conhecer a Ordem dos Frades Menores. Os Franciscanos, recorde-se, encontram-se presentes em quase todos os países do mundo.

 

A Ordem dos Frades foi fundada por S. Francisco de Assis no Século XII. Francisco, nascido no seio de uma família de comerciantes da região da Úmbria em Itália, viveu, durante a sua juventude, uma vida faustosa de grandes festas e riquezas. Tinha um grande desejo; aspirava vir a ser um grande cavaleiro. Ainda chegou a participar em algumas batalhas. Conta um dos seus biógrafos que, durante uma dessas batalhas, numa noite, teve um sonho. Nele, uma voz lhe perguntava: “De quem tens mais a esperar, do servo ou do Senhor?” (2Cel 6) Este apelo interior começou a criar, em Francisco, uma procura pela Verdade, ao que se interrogava frequentemente: “Que queres que eu faça, Senhor?”. Encontrou a resposta junto dos leprosos, dos irmãos mais pobres e marginalizados. Depois de algum tempo de dúvida e interrogação, e de muita oração decidiu sair do mundo (Test 3) como nos conta no seu testamento. A vida simples e penitente que levava, começou a propagar-se pelas terras da Umbria e a ele começaram a juntar-se muitos outros que, atraídos pela sua firmeza e constância de fé, queriam também eles viver o seu ideal de pobreza e despojamento evangélicos. Muitos foram aqueles que queriam seguir a sua forma simples e fraterna de vida, de tal forma que, em 1209, veio até Roma para pedir ao Papa a aprovação da Igreja para poder viver o Santo Evangelho na radicalidade que o Senhor lhe inspirava. Com a aprovação da Regra, primeiramente oral depois, em 1223 o texto final, a Ordem cresceu rapidamente pelo mundo conhecido de então. Em 1217 chegou a Portugal. Segundo as crónicas mais antigas, os frades franciscanos enviados por Frei Francisco para Portugal, estabeleceram-se, primeiramente, na atual zona do Alenquer, partindo dali depois para todo o território do Reino de Portugal.

Hoje, nós os Franciscanos, encontramo-nos em quase todos os países do mundo. A Ordem possui um grande número de irmãos religiosos, e em crescimento, particularmente, em terras do oriente. Estamos presentes em muitos países de missão, ao lado dos mais pobres e necessitados, anunciando o Evangelho e partilhando o nosso ideal de Paz e Bem ao jeito de Francisco de Assis.

Em Portugal, contamos com um número de cerca de 100 irmãos presentes no norte e no sul do território continental e também nas ilhas. Somos irmãos que vivemos o ideal da fraternidade. Contamos, atualmente, com 15 presenças em Portugal e uma em Cabo verde. A nossa missão hoje passa, particularmente, pelo trabalho pastoral nas comunidades eclesiais em que nos encontramos inseridos; na celebração sacramental, na assistência a comunidades paroquiais, catequeses, santuário St António em Lisboa e outras formas de assistência. Possuímos 2 grandes obras sociais, a Fundação Domus Fraternitas; trata-se de uma fundação que presta cuidados continuados e paliativos na uma na área da saúde e na desintoxicação em Braga e a Obra da Imaculada Conceição e Santo António em Lisboa (Caneças), trata-se de um lar de crianças em situação de orfandade. Frades em missões e atividades no mundo da juventude, catequese, grupos de jovens e Juventude Franciscana. Estamos, também, inseridos no mundo do ensino onde alguns dos irmãos são professores universitários e com externato da Luz, em Lisboa.

Com a simplicidade e fraternidade que nos caracteriza, procuramos testemunhar o ideal inspirado a Francisco de Assis há 800 anos no nosso mundo, inseridos no quotidiano, levando a todos a Paz e o Bem.

texto por Fr Bruno Peixoto, OFM

textos pela Pastoral das Vocações do Patriarcado de Lisboa
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES