Juventude |
Eu Acredito
Juventude de Lisboa prepara o Centenário das Aparições
<<
1/
>>
Imagem

Em 2010, a iniciativa ‘Eu Acredito’ juntou 10.000 jovens, em Lisboa, para acompanharem o Papa Bento XVI. Agora, em 2017, a proposta é viver o Centenário das Aparições de Fátima sob o lema ‘Com Maria, abraçamos o mundo’.

 

Uma equipa composta por representantes do Serviço da Juventude, de jovens de grupos paroquiais e de movimentos como o CUPAV, CNE, Schoenstatt, EJNS e Focolares prepara, desde 2015, um programa que visa unir os jovens católicos da Diocese de Lisboa num caminho espiritual baseado na Mensagem de Fátima, celebrando assim o Centenário das Aparições e a visita do Papa Francisco, em maio de 2017.

Os objetivos são claros: dar a conhecer a Mensagem de Fátima – a sua espiritualidade, atualidade e universalidade; viver o centenário como um ponto de partida e não como um ponto de chegada ou um simples festejo; perceber qual a missão que Nossa Senhora entrega aos jovens de 2017, aos novos pastorinhos: a de serem missionários da Paz; criar ou aprofundar a consciência de que, num mundo marcado pela guerra, perseguições religiosas, refugiados, a paz começa com a conversão do coração de cada um, com um compromisso pela oração semelhante ao dos pastorinhos.

 

Com Maria abraçamos o mundo

O lema desta caminhada (‘Com Maria abraçamos o mundo’) surge como uma resposta ao mundo de hoje e à necessidade de redescobrir e atualizar a Mensagem que foi transmitida aos pastorinhos, em 1917. Nossa Senhora pediu-lhes que rezassem pela Paz em plena Guerra Mundial e que as suas vidas fossem um testemunho disso mesmo. Em 2017, num mundo marcado pela guerra, perseguições religiosas, refugiados, é crucial que os jovens de hoje respondam também a esse apelo.

Nossa Senhora de Fátima reúne os jovens, o Papa e toda a Igreja no trabalho e no compromisso pela Paz. O centenário não deve ser simples festejo mas sim o renovar da missão de Nossa Senhora para os pastorinhos de HOJE – rezar e transformar os corações “para alcançar a paz para o mundo, e o fim da guerra”.

 

Programa

Entre outubro de 2016 e maio de 2017, serão várias as iniciativas lançadas pelo ‘Eu Acredito’, como o lançamento de temas/subsídios mensais destinados a animadores de grupos para reuniões temáticas acerca da Mensagem de Fátima e encontros de oração a nível vicarial e diocesano. Esta caminhada, que durante o ano pastoral contará com a participação do Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, e dos Bispos Auxiliares de Lisboa, culminará na peregrinação a Fátima, entre 11 e 13 de maio de 2017.

 

Propostas

CAMINHADA ESPIRITUAL – guião com temas para encontros mensais para grupos de jovens, baseado exclusivamente na Mensagem de Fátima

TERÇOS MENSAIS – em cada dia 13, o terço é rezado em grupo, na paróquia e também em vigararia – com a presença dos Bispos Auxiliares.

1 DE JANEIRO 2017 – Missa pela Paz, presidida por D. Manuel Clemente

12 DE MARÇO 2017 – Terço Diocesano, presidido por D. Manuel Clemente

11-13 DE MAIO 2017 – Peregrinação a Fátima

APÓS 13 DE MAIO 2017 – Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima pela Europa

 

Mais informações em: www.eu-acredito.pt

texto por Serviço da Juventude; fotos por Eu Acredito
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES