Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Papa com ‘fashion’
<<
1/
>>
Imagem

Declaro, desde já, que o título deste editorial pretende ser um jogo de palavras e não é de minha autoria. Surgiu no contexto de um almoço de amigos, em Roma, onde, à hora de fecho desta edição, me encontro a participar num Congresso sobre Comunicação e Igreja, promovido pela Universidade da Santa Cruz, destinado a gabinetes de comunicação da Igreja. Declaro, também, que o tema deste texto foi sugerido nesse mesmo almoço. No entanto, o desenvolvimento do mesmo é pessoal. Mas, podereis perguntar, porquê o título? O que quero eu transmitir com este título e sobre o que vou eu falar? Bom, na linguagem juvenil uma coisa ‘fashion’ é algo que é atrativo e que está na moda. Poderemos dizer que é ‘fashion’ usar determinado tipo de roupa ou ter um determinado tipo de comportamento. Neste sentido, a partir de determinadas posturas pastorais a que o Papa Francisco já nos foi habituando e que têm chamado a atenção de muita gente, talvez se possa dizer que este é um Papa que começa, de algum modo, a criar uma moda. Talvez um Papa ‘fashion’ que vai atraindo à Igreja aqueles que se encontrariam na denominada periferia.

No passado fim-de-semana, Francisco surpreendeu, mais uma vez, ao confessar como qualquer outro sacerdote, na Praça de São Pedro, 16 jovens que participavam no Jubileu dos Adolescentes, em Roma. Francisco era, assim, um dos 150 que confessava sentado numa simples cadeira, junto a uma das colunatas daquela praça. Esta não é uma novidade, Francisco já o tinha feito no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. No entanto, a atitude surpreende sempre e acredito que é capaz de sensibilizar, também, para a procura do Sacramento da Reconciliação.

Este Jubileu dos Adolescentes acontece no decorrer do Ano Jubilar da Misericórdia, e é nesse contexto que Francisco tem apelado com muita insistência para a necessidade de experimentar a misericórdia de Deus, também pelo Sacramento da Confissão. Já vimos, no decorrer do Ano Santo, o Santo Padre a recorrer ao Sacramento, agora vemo-lo a disponibilizar-se para o acolhimento e atendimento a quem procura o mesmo Sacramento. Pode ser que, deste modo, a confissão se torne, também ‘fashion’, ou seja, ‘com fashion’.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES