Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
A Igreja que Deus quer
<<
1/
>>
Imagem

Com o chegar deste mês de abril, chega também ao fim a caminhada sinodal que na Diocese de Lisboa temos vindo a viver, com vista ao Sínodo Diocesano que se vai realizar entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro deste ano 2016, data anunciada por D. Manuel Clemente, em Quinta-feira Santa.

Assim, ao longo destes dois anos de caminhada, que envolveram milhares de pessoas de toda a diocese, entre paróquias, movimentos, comunidades religiosas e outros das designadas periferias, foi feito um trabalho de auscultação sobre a Igreja que somos, situada no hoje de uma realidade social concreta. A síntese que apresentamos nas páginas 08 e 09 desta edição do Jornal VOZ DA VERDADE é apenas isso: uma síntese muito fugaz de toda informação reunida, a partir do trabalho desenvolvido com base nos Guiões de reflexão 2, 3 e 4 propostos para esta caminhada, com base na Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘A Alegria do Evangelho’.

Deste trabalho, a partir do qual agora vai ser elaborado, pela comissão preparatória do Sínodo Diocesano, o Instrumentum laboris, sobressai uma análise da sociedade contemporânea que se caracteriza, entre outros aspetos, por dar “primazia ao imediato”, aos “valores materiais” e onde a família não é valorizada e se acentua uma “secularização da fé”. É neste contexto que, na Igreja, se vive a individualização da fé, se procura um intimismo religioso e se procura fora das comunidades o que elas não dão.

Porém, a partir das sínteses publicadas neste jornal e dos relatórios revelados no site do Sínodo Diocesano 2016 (http://sinodo2016.patriarcado-lisboa.pt), muitas outras interpelações surgem. Contudo, percebemos que este é um trabalho que procura dar respostas para uma Igreja Diocesana que quer chegar a todos, e que, antevendo o que pode vir a ser este Sínodo Diocesano, irá pedir, de todos, a abertura ao Espírito Santo.

Que Igreja somos? Que Igreja queremos? Que Igreja esperam os outros que sejamos? Estas podem ser perguntas que nos podem interpelar. No entanto, creio, acima de tudo a resposta deverá surgir da pergunta maior: que Igreja Deus quer?

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES