Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Levar Misericórdia onde Deus quer chegar
<<
1/
>>
Imagem

Na próxima terça-feira, 8 de dezembro de 2015, tem início o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, uma iniciativa do Papa Francisco, que durará até à celebração da solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, a 20 de novembro de 2016. Na Bula de proclamação deste jubileu extraordinário, ‘Misericordiae Vultus’, o Papa Francisco observa que “há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai”. Por isso mesmo proclamou um Jubileu Extraordinário da Misericórdia “como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes”.

A Misericórdia é, segundo o Papa Francisco, “o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”. Neste sentido, o Papa jesuíta manifesta um desejo: “a todos, crentes e afastados, possa chegar o bálsamo da misericórdia como sinal do Reino de Deus já presente no meio de nós”.

Por proposta do Santo Padre, no dia 8 de dezembro será aberta em Roma a Porta Santa, que será a Porta da Misericórdia, “onde qualquer pessoa que entre poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”. No Domingo seguinte, dia 13, em Roma abrem-se outras portas santas, na Catedral e nas restante basílicas papais, e em Lisboa também será aberta, por D. Manuel Clemente, a Porta Santa na Sé Patriarcal. Por decreto recentemente publicado na Diocese de Lisboa, uma igreja em cada uma das 17 vigararias receberam o estatuto de jubilares, durante este ano, também com Porta Santa, para que “fora da Igreja Catedral, possam beneficiar das graças próprias do jubileu, a palavra do perdão possa chegar a todos e o chamamento para experimentar a misericórdia não deixe ninguém indiferente”, refere o decreto assinado pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa.

Ao longo deste ano jubilar também o Jornal VOZ DA VERDADE vai acompanhar o Jubileu da Misericórdia, dando atenção, de forma especial, a cada uma das obras de misericórdia, corporais e espirituais, na sua concretização.

Enquanto meio de comunicação que somos, deste Patriarcado de Lisboa, o nosso papel não é, apenas, o de informar mas, como instrumento pastoral, ajudar a viver a fé, nas suas diversas dimensões propondo e apresentando testemunhos de quem dá a vida pelos outros, encontra na presença da Igreja o grande Amor de Deus, e reconhece que, como observa o Papa Francisco, “a arquitrave que suporta a vida da Igreja é a misericórdia”.

Com este nosso jornal, que procura, no papel e no digital, mostrar o que é a Igreja de Lisboa, gostaríamos de ao longo deste ano corresponder ao desafio do Santo Padre: “fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais”. Nós tentamos fazer a nossa parte. Ao nosso amigo leitor convidamos a levar a ‘Voz da Verdade’ mais longe, onde Deus quer chegar.

 

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES