Editorial |
P. Nuno Rosário Fernandes
Rever o texto
<<
1/
>>
Imagem

Com o início deste novo ano pastoral assumi o desafio de uma presença regular neste jornal, procurando olhar para a vida no dia-a-dia, a atualidade, os acontecimentos, a Igreja, o mundo que nos rodeia. Tem sido um desafio, embora ainda com pouco tempo, o de encontrar em cada semana a chave para a reflexão. O mais difícil é encontrar o mote de partida, aquele que, uma vez encontrado permite ‘correr a pena’ no teclado e aqui deixar algumas notas com maior ou menor descrição.

Num texto, que se constrói como a vida, procuramos preencher as linhas vazias com as palavras certas, as vírgulas no lugar, a concordância exata, o sentido mais poético ou narrativo, descritivo ou reflexivo, filosófico ou testemunhal. Num texto, que se constrói como a vida, precisamos de encontrar o verbo que orienta, dirige e nos leva para a ação ou para a contemplação no encontro com toda a gramática divina. O verbo precisa de encontrar o lugar certo no meio do texto, entre adjetivos que podem qualificar um estilo, ou sujeitos que se deixem tocar, transformar pela ação do verbo. 

O verbo precisa de encontrar o lugar disponível para intervir nesse texto que sem verbo se torna monótono, sem sentido. O verbo sozinho manifesta a sua intenção mas junto do sujeito, conjugado sem condições, no bom uso da liberdade que permite ao texto, mostra a dinâmica de uma relação com a palavra. O verbo ganha uma vida própria capaz de envolver todos aqueles que com ele se confrontam.

O verbo dá vida ao texto, mobiliza o texto, renova o texto. O verbo ganha uma forma própria, faz-se carne.  

Neste Domingo, entramos num novo tempo que é de expectativa do Verbo que há-de vir, de espera, de preparação para que o Verbo entre nesse texto que é a vida de cada um de nós. Cada período, parágrafo ou simples frase precisa da presença do Verbo. Na nossa vida, neste texto que somos, precisamos de encontrar espaço para acolher o Verbo que é Jesus Cristo. Façamos a revisão do texto e vejamos o que é preciso corrigir ou mudar para que o Verbo de Deus encontre o seu lugar em nós. 

  

P. Nuno Rosário Fernandes, diretor
p.nunorfernandes@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES