Vocações |
Missão Timor
Fazer o bem sempre em qualquer lugar e onde seja possível
<<
1/
>>
Imagem

Cheguei a Timor em Novembro de 2012, sentindo que Deus me chamava a servir este povo de uma forma mais permanente. Não fui eu que escolhi Timor, mas sim Timor que me convidou a vir, através do Voluntariado Teresa de Saldanha, ligado às Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, presentes em Timor desde o ano de 2004.

 

Quando cheguei sabia que o meu trabalho ia ser desenvolvido em Hola-Rua, Same, onde a comunidade iria abrir uma nova casa. Por isso, sinto que trabalhar num local onde nada ainda existe é mais enriquecedor. Em Janeiro começamos a conhecer esta nova realidade, uma das mais pobres de Timor e onde assistência espiritual é reduzida. Percebemos que para além do apoio a nível espiritual, a grande necessidade era existirem actividades complementares à escola para as crianças, sobretudo a nível da Língua Portuguesa.

Desta forma, iniciamos o ATL onde as crianças do 1o ao 5o duas vezes por semana, trabalham a língua portuguesa, mas também brincam com brinquedos, jogos didácticos, vêem filmes, dançam, fazem pequenos teatros e aprendem a rezar. Contudo, apenas conseguimos receber no ATL uma pequena parte das muitas crianças que existem Hola-Rua, pois só este suco (freguesia) tem cerca de 15 mil residentes. Quando se conseguir construir o Centro Comunitário definitivo, então podemos acolher mais crianças e também promover a mulher, através da aprendizagem de costura, bordados, artesanato, informática, etc.

No âmbito da assistência espiritual, iniciámos a distribuição da Sagrada Comunhão todos os domingos, a primeira vez na Páscoa, onde mais de 80 pessoas comungaram, após terem recebido o sacramento da reconciliação. Muitas destas pessoas julgavam nunca mais poderem receber Jesus, e quando perceberam que o iam receber semanalmente transmitiram-nos uma alegria indiscritível. O número de doentes foi aumentando, ao ponto de que para todos possam comungar semanalmente, tivemos que pedir ajuda aos seminaristas que trabalham na paróquia. Para mim, é uma grande graça perceber a alegria das pessoas que nos esperam todos os domingos, sobretudo que esperam Jesus.

Os jovens e adolescentes também merecem a nossa atenção, pois como não há catequese sistemática, fazem preparações intensivas para os sacramentos, pediram-nos para os ajudarmos espiritualmente. Assim, a Ir. Céu Mateus com quem trabalho na missão de Same, acompanha os jovens e eu acompanho o grupo de adolescentes. A língua é sem dúvida o maior obstáculo, mas conseguimo-nos fazer entender. A grande necessidade que sentem é de formação catequética, de ler o evangelho, de o compreender, de perceberem que Deus não é alguém distante, mas que faz caminho connosco. Assim, todos os sábados há um tema que é desenvolvido e numa segunda parte é lido e explicado o evangelho do domingo. Também começam a conhecer novas formas de rezar, para além das fórmulas, nomeadamente a oração de Taizé.

Nestes quase 10 meses em terras de missão, fica a certeza que vale a pena deixar tudo para vir fazer a vontade de Deus. O sorriso e alegria das crianças que encontramos e com quem trabalhamos, dos doentes que visitamos e levamos ao hospital, das pessoas a quem levamos Jesus, vale tudo o que possamos ter deixado na nossa terra. É saber que para estas pessoas somos a presença de Jesus, que por nós Ele se torna mais próximo delas. Que por muito que lhe demos, nada se pode comparar com o que recebemos delas. Como diz Teresa de Saldanha: “esquece-te de ti sempre, para pensar em fazer o bem ao próximo”.

 

Ana Margarida Lucas

 

_____________________


Projecto “After-Rio2013”

Itinerário anual para os grupos de jovens, lançado pelo apelo do Papa Francisco no Rio de Janeiro - «Queridos jovens, que vocês sejam verdadeiros “atletas de Cristo”!» – a convergir para uma atividade diocesana com jovens no dia das ordenações de Junho: 29 / 06 / 2014.

 

Este itinerário terá as seguintes etapas:

1.Apresentação.

Visita de uma equipa do Seminário / Pré-Seminário / Vocações à comunidade paroquial para reunir com os vários agentes de pastoral (pais, catequistas, animadores juvenis, dirigentes do CNE, outros), com dois pontos de agenda:

−Catequese vocacional: a escuta e resposta vocacional com base da vida cristã

−Apresentação do itinerário e preparação do momento de adesão.

2.Adesão.

Encontro com todos os jovens da paróquia (> 15 anos), com os seguintes elementos:

−Dinâmica de apresentação das pessoas.

−Pequeno filme (5 min.) de lançamento do tema: “ser atleta de Cristo”

−Catequese vocacional a partir da imagem do atleta.

−Testemunhos: breve vídeo sobre Beato João Paulo II, seminaristas; diálogo.

−Lançamento do percurso anual: convocatória e plano de treino.

−Oração final

3.Plano de treino.

Caminhada de fé dos jovens ao longo do ano, segundo o ritmo pessoal e do seu grupo, guiado pelo catequista/animador, e com a ajuda de subsídios disponibilizados quinzenalmente pela equipa diocesana pelos meios informáticos em uso (grupo do facebook, emails, etc.) que cada um utilizará para o seu crescimento de fé e em ordem à actividade final. Terá como inspiração a vida do Beato João Paulo II e como imaginário as diferentes modalidades olímpicas.

4.Actividade diocesana com jovens. Olimpíadas Belém 2014. No dia das ordenações, 29 de Junho, como ponto de chegada do itinerário do ano.

 

_____________________

 

Semana dos Seminários

Início da Semana dos Seminários com a visita de um pequeno grupo de seminaristas e pré-seminaristas (2-4) às paróquias que os queiram receber na tarde e noite de sábado e na manhã e tarde de domingo (9-10 de Novembro de 2013). Às paróquias interessadas é pedido:

−Que manifestem a sua disponibilidade junto do Pe. Rui Pedro Carvalho (Seminário dos Olivais – 91790890, ruipedrotc@sapo.pt) ou do Pe. Hugo Gonçalves (Seminário de Caparide – 912628861, hugo.famoes@gmail.com)

−Que vão buscar o grupo de seminaristas no dia 9, ao Seminário de Penafirme, depois de almoço, podendo participar numa pequena celebração de envio.

−Que preparem um programa para a presença de seminaristas e pré-seminaristas na vida e nos grupos da paróquia nesse sábado e domingo.

−Que encontrem forma de alojamento e refeições para os seminaristas e pré-seminaristas, em famílias ou não, durante o tempo em que estejam na paróquia.

−Que levem os seminaristas e pré-seminaristas a suas casas no final da tarde de domingo.

 

Os padres dos Seminários acima indicados coordenarão com as paróquias interessadas todos os assuntos necessários à organização desta iniciativa.

Os párocos cujas paróquias recebam seminaristas e pré-seminaristas poderão participar durante a manhã de sábado dia 9 no magusto dos seminários em Penafirme (começa com a missa às 9h30, presidida pelo Senhor Patriarca).

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES