Visto do Rio |
Visto do Rio
De todas as nações
<<
1/
>>
Imagem

A Jornada da Juventude que é também Mundial conta hoje com mais de duas dezenas de voluntários internacionais. É um facto que a missão não tem que passar por partir para outro país ou sair de casa. Mas é desses, que deixam a sua “zona de conforto” para trás, que hoje vos escrevo.

  

São inúmeras as formas que o Senhor utiliza para chamar jovens voluntários, de todas as nações, para partir e servir na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro sem receber qualquer valor monetário em troca. Ao ouvir as diferentes experiências de como foi tocando o coração de alguns, lembro-me muitas vezes da passagem do Evangelho, do momento em que Jesus vai a passar por entre a multidão e encontra um homem que o observava de uma árvore. Sem esperar, Jesus aborda-o e diz-lhe: “Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa.” (Lc 19, 5). A muitos que dão a sua vida por este e outros serviços na Igreja o Senhor foi tirando-os da posição de “assistentes” para participantes de uma história concreta.

Mais do que a ousadia de deixar o trabalho, projetos “zonas de conforto” para trás, é a busca de uma vida com sentido de Deus que move estes jovens. Porém, nem sempre é fácil dizer “sim”, isto é, acolher Jesus em nossa casa, sem que com isso venham muitas interrogações e crises, mas é por Ele que esperamos e é Ele que vem.

Nesta Quaresma o Senhor ofereceu à sua Igreja um tempo especial em que aguardamos um novo Pastor. Na data em que escrevo esta crónica ainda não é conhecido o nome de quem o Senhor escolheu para suceder a Bento XVI mas estou certo, aliás, os jovens do mundo inteiro estão certos, de que “a barca da Igreja (...) não é nossa, mas do Senhor”, e por isso, será também Ele que irá continuar a guiar a sua Igreja como até aqui. Foi d’Ele que o Papa Bento XVI falou aos jovens do mundo inteiro - “Jovens amigos, vale a pena ouvir dentro de nós a Palavra de Jesus e caminhar seguindo os seus passos. Pedi ao Senhor que vos ajude a descobrir a vossa vocação na vida e na Igreja, e a perseverar nela com alegria e fidelidade, sabendo que Ele nunca vos abandona nem atraiçoa! Ele está connosco até ao fim do mundo” (JMJ Madrid 2011).

Sim, vale a pena!

   

Filipe Teixeira (JMJ Rio2013) filipe.tex@gmail.com    

Contagem p/ JMJ

Hoje, 17 de Março, faltam 129 dias para a JMJ

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES