Especiais |
Peregrinação das Relíquias de São João Bosco
Um estímulo à santidade
<<
1/
>>
Imagem
A Diocese de Lisboa vai receber, entre os dias 11 e 16 de Setembro, a visita das relíquias de D. Bosco, fundador dos Salesianos e considerado o ‘pai e mestre dos jovens’. Um momento que a Sociedade de São Francisco de Sales considera “um estímulo à santidade”.

 

“Fazer memória de um santo, neste caso fazer memória de S. João Bosco na passagem das suas relíquias pela nossa zona, tem por finalidade aproximar-nos de Cristo, em comunhão com a Igreja, prestar culto agradável a Deus e assim poder constituir para nós um estímulo à santidade, segundo a vocação que cada um recebeu”. Este é o sentido religioso da Peregrinação das Relíquias de São João Bosco a Portugal, que decorre de 30 de Agosto a 18 de Setembro. A presença da urna do fundador dos Salesianos em Portugal pretende, ainda, ser um momento de anúncio. “As relíquias de D. Bosco percorrerão a nossa geografia neste tempo de nova evangelização. A Igreja, com esta expressão, quer fazer ver a actual urgência da evangelização num mundo em mudança”, salienta o site criado para esta iniciativa (www.salesianos.pt/reliquias).

A presença em Lisboa começa nos dias 11 e 12, no Estoril, sendo que a 12 estará também em Cascais e Monte Estoril. No dia 13, as relíquias estarão em Manique, enquanto a cidade de Lisboa acolhe a urna de São João Bosco entre 14 e 16 de Setembro.

 

Festa Juvenil

Os Salesianos são uma congregação religiosa, fundada por D. Bosco em 1859 e cujo nome oficial é Sociedade de S. Francisco de Sales, que tem como missão na Igreja a educação e a evangelização dos jovens. Neste sentido, o colégio Oficinas de S. José, em Lisboa, acolhe no dia 15 de Setembro, a partir das 10h30, a Festa Juvenil com o ‘pai e mestre dos jovens’, organizada pela Delegação da Pastoral Juvenil Salesiana, com a colaboração do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES