Especiais |
Jogos Olímpicos 2012
Religiões oferecem “apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual”
<<
1/
>>
Imagem

A organização dos Jogos Olímpicos (JO) de Londres, com início marcado para o próximo dia 27 de Julho, vai reservar espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil atletas de mais de 200 países, incluindo Portugal.

 

O centro interconfessional da Aldeia Olímpica inclui mais de 50 clérigos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hinduístas, entre outros, para “oferecer apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual”, bem como vários momentos de celebração e encontros de grupo.  Este espaço foi visitado por representantes das nove religiões que vão oferecer a sua presença durante os JO 2012.

Além da presença no centro interconfessional, a organização londrina anunciou serviços de capelania para os seus mais de 200 mil membros e voluntários, bem como para 20 mil profissionais da comunicação, envolvendo “193 capelães das comunidades religiosas” locais. Os JO 2012 têm vindo a ser preparados, a este nível, desde 2007, com um grupo de referência de várias religiões para promover o seu envolvimento neste evento desportivo.

Durante a competição, os representantes religiosos poderão circular na Aldeia Olímpica com um identificação e um crachá próprio, com a palavra ‘Faith’ (‘Fé’) e os logos dos Jogos Olímpicos.

 

‘Joshua Camp’ para os jovens

A Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales criou um departamento próprio para os jogos de Londres e vai organizar o ‘Joshua Camp’, uma espécie de Jornada Mundial da Juventude em menor escala para jovens com mais de 18 anos e de carácter ecuménico, entre os dias 1 e 13 de Agosto.

Celebrações litúrgicas, momentos de oração e catequeses diárias vão somar-se a eventos de teatro, dança e arte em geral, para além do desporto. “O ‘Joshua Camp’ vai oferecer aos cristãos muitas oportunidades para promoverem experiências de serviço e hospitalidade”, referiu, à Rádio Vaticano, o coordenador católico para os JO 2012, James Parker.

Os Jogos Olímpicos prolongam-se ate dia 12 de Agosto, sendo que Londres vai acolher também,  entre 29 de Agosto e 9 de Setembro, a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES