Igreja em movimento |
Equipas de Jovens de Nossa Senhora: Crescer e aproximar de Jesus
<<
1/
>>
Imagem

“Abro a agenda! Vejo rapidamente o que tenho marcado para amanhã! Hum… Tinha-me já esquecido mas descubro que tenho reunião das Equipas de Jovens de Nossa Senhora. Que bom que é ter a graça de poder partilhar a minha vida com um grupo de amigos que me ajudam a crescer e a tornar-me mais próximo de Jesus!”.

É talvez este sentimento que percorre um jovem que entra para o nosso movimento, um movimento com uma história grande mas sempre feito por jovens e para jovens. E assim é, de facto, desde a sua criação, já que foi uma jovem francesa que o pensou e idealizou. Chamava-se Christine d’Ammonville e era filha do casal responsável internacional das Equipas de Nossa Senhora (ENS). Esta sentindo a falta de um lugar de oração e de partilha que a ajudasse na sua vida do dia-a-dia, uma vida igual à de tantos outros jovens, pediu ao Pe. Guy Thomazeau que a ajudasse na criação de um movimento juvenil católico que respondesse aos anseios e às preocupações de tantos jovens como ela, espalhados pelo mundo.

Corria o ano de 1976… Num mundo que ainda desconhecia os telemóveis e os emails, podemos imaginar Christine d’Ammonville atarefada a organizar um encontro paralelo ao dos Casais de Nossa Senhora, mas afinal um encontro diferente, um encontro para jovens, os filhos desses mesmos Casais. Christine envia cartas para todo o mundo e convida-os a estar presentes em Roma, em Setembro! Ao seu convite, respondem centenas de jovens e assim à cidade-eterna dirigem-se 160 jovens portugueses ansiosos por conhecer esse seu projecto. Estão criadas as Equipas de Jovens de Nossa Senhora que nos dois anos seguintes começam a tomar forma também em Portugal.

Surgem primeiro no Porto, e depois, em Lisboa, já no ano de 1978. Hoje passados 33 anos da formação da primeira equipa em Lisboa, a Lisboa1, vemos que muitos foram aqueles que tiveram a oportunidade de fazer parte deste nosso movimento, aceitando e renovando aquele primeiro convite duradouro de Christine. Foram cerca de 2860 jovens, que cresceram e que foram escolhendo a sua vocação. Muitos deles são hoje casados, alguns são padres, outros ainda seminaristas, outros são consagrados, e engraçado é notar que entre os novos equipistas há já alguns cujos pais também o foram.

Toca-me pensar que todos eles disseram Sim a Nossa Senhora, um Fiat profundo e transformador em que lhe consagraram as suas vidas, caminhando junto d’Ela e assim também junto a Jesus.

Hoje, existem em Lisboa 41 equipas, e acabámos de formar a Equipa Lisboa230, tão longínqua e tão próxima daquela Lisboa1! Entre elas uma grande distância temporal, mas afinal uma enorme proximidade. Em cada reunião mensal, auxiliados por um caderno de temas, os 12 jovens que constituem a Equipa e o casal que os acompanha continuam a discutir um tema da vida cristã, a aprofundar a sua vida contemplativa e de oração, e a partilhar, isto é, a pôr em comum os seus sucessos, anseios e preocupações e olhar para eles à luz do Evangelho. Talvez seja este momento, um dos mais definidores das Equipas e que é essência do seu carisma, o de se dar, numa vertigem, num estremecimento, aos outros em pequena comunidade.

Mas as Equipas não se esgotam nesta única reunião mensal, é-lhes pedido também que se abram ao mundo e particularmente aos Equipistas que mostrem as suas vidas como lugares de beleza da presença de Nosso Senhor. E é por isso e para isso que, todos os meses, nos reunimos em Oração na Capela das Amoreiras, rezamos o terço na devoção do 1º Sábado na Igreja de Santa Isabel e fazemos companhia à sexta-feira aos Sem-Abrigo no Terreiro do Paço.

A ti que pegaste neste jornal e que, por acaso lês este artigo, estamos sempre à espera que embarques connosco nesta viagem! A ti que desejas saber mais sobre este movimento que nos acolhe, num mundo tão diferente daquele em que a Christine era jovem, visita-nos em www.ejnsportugal.weebly.com!


Equipas de Jovens de Nossa Senhora

Igreja Paroquial de Santa Isabel,

R. Saraiva de Carvalho, 2 A,

1250-284 Lisboa

Telefone: 213933070

Pedro Madureira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES