Igreja em movimento |
Movimento Encontros de Jovens Shalom: Jovens que evangelizam jovens
<<
1/
>>
Imagem

Conhecer o Cristo Jovem, um Cristo que vive nos dias de hoje, nas zonas urbanas, presente também nas redes sociais e nas novas tecnologias… fazendo uso das palavras do Papa Paulo VI, “a Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja!”… este é o desafio que move qualquer Encontrista.


Encontrista é o nome dado aos jovens do Movimento Encontros de Jovens Shalom porque foi dessa forma que tudo começou: Angola nos anos 60 e o, na altura, jovem seminarista Luís Carlos decidiu realizar ‘encontros’ para levar Cristo e Paz ao coração e à vida dos jovens marcados pela Guerra Colonial. Daí à criação de um movimento foi um pequeno passo e também a esse ideal de paz se deve a escolha da palavra hebraica ‘Shalom’, que significa, entre muitas outras coisas, PAZ.

Com a queda da Ditadura em Portugal e o fim da Guerra Colonial, estes jovens viram-se obrigados a partir, mas não quiseram deixar morrer este sonho Shalom”). Então, com Jesus Cristo no coração e o lema ‘Evangelização do jovem pelo jovem’ a ecoar pela cabeça, os jovens partiram e plantaram a semente deste Movimento em Portugal e no Brasil, com o centro da sua acção nas paróquias com a animação de eucaristias e orações comunitárias, na formação de outros jovens, na catequese, no fundo, colocando-se ao serviço, mas levando também o testemunho Cristão para fora das paredes das igrejas, para os sítios onde os jovens se encontram no seu dia-a-dia.

Tudo começa a ter o seu lugar, em muitos lugares...

 

Educação Libertadora

A maneira de trabalhar do MEJ Shalom baseia-se na Educação Libertadora, sintetizada na dinâmica de Acção-Reflexão-Acção, isto é, um agir comprometido e transformador da realidade e do sujeito da acção. Assim, desde as reuniões aos cursos e encontros, o MEJ Shalom trabalha com as pessoas, partindo da realidade e iluminando-a com a Palavra de Deus, para se fazerem opções concretas de acção, com técnicas que proporcionam a participação activa de todos, sendo os próprios jovens os sujeitos do seu processo.

 

A espiral

O símbolo do Processo do Movimento é a espiral. Uma espiral que sai da terra, da realidade, e tende para o infinito, onde Cristo Ressuscitado é o ponto culminante. Todos quantos integram este Processo acrescentam um pouco de si… É uma espiral construída com sonhos, com todas as cores, com gente rica e gente pobre, gente do campo e gente da cidade, mas todos, cada um à sua maneira, procurando dar o melhor de si para que outros tenham vida em plenitude.


 

Lema: A Evangelização do Jovem pelo Jovem

Onde estão:

O MEJ Shalom está presente em Portugal (Braga, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Viana do Castelo) e no Brasil. A Comunidade Shalom está em Portugal (Oeiras e Braga) e no Brasil (Fortaleza e Belo Horizonte).

Grupos na diocese de Lisboa: Buraca, Cacém, Caparide, Laranjeiras, Loures, Monte Abraão, Rio de Mouro, São Domingos de Rana, São Julião da Barra, Tires, Venda Nova

Quando reúnem: As reuniões são decididas em cada grupo consoante a disponibilidade dos seus membros

Contactos:

www.shalom.pt
Rua José Guilherme de Oliveira, nº 5, apartado 49 – 2781-901 Oeiras
214425391
mejshalom@shalom.pt

João Carita
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES