Igreja em movimento |
Jovens Sem Fronteiras: Estar perto dos que estão longe... sem estar longe dos que estão perto
<<
1/
>>
Imagem
Os Jovens Sem Fronteiras (JSF) foram fundados em Lisboa, no ano de 1983. Ligados à grande Família Espiritana, os JSF foram alargando o espaço da sua tenda e da sua intervenção missionária.

Hoje estão em 45 grupos em outras tantas Paróquias, em boa parte das Dioceses de Portugal. No Patriarcado de Lisboa há grupos JSF em Tires, Monte Abraão, Benedita, Foz do Arelho (Serra de Bouro), Agualva, Bairro dos Navegadores (Porto Salvo), Portela, S. Tomás de Aquino, Serra das Minas (Rio de Mouro). Os Estatutos do Movimento foram aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2003.

 

Encontro com a história

Foi há 27 anos que os Jovens Sem Fronteiras entraram de mansinho no mundo e na Igreja, como fermento de missão jovem. Daí para cá, o Movimento cresceu, consolidou-se e é hoje tempo de dar graças a Deus.

Acabámos de realizar, entre o Barreiro e Lisboa, o XXII Encontro Nacional. Ano após ano, os JSF reúnem-se para celebrar, aprofundar conhecimentos, partilhar, rezar, conviver.

Também há duas décadas começaram as experiências missionárias em África e na América Latina, as ‘Pontes’. A 22ª experiência de Missão lá fora aconteceu este verão em Belo Horizonte, no nordeste do Brasil.

A solidariedade à escala do mundo é uma das imagens de marca deste Movimento da Família Espiritana. Por isso, foi fundada há 17 anos, a ONGD ‘Sol Sem Fronteiras’ que permite aos JSF concretizar na África, na América Latina e aqui em Portugal, projectos de desenvolvimento.

Como a Missão começa ao perto, a Paróquia é o grande espaço de intervenção pastoral e social dos JSF. E, neste momento, sã 45, as Paróquias que contam com a presença activa do Movimento. Mas, durante o verão, aproveitando as férias académicas ou laborais, os JSF partem por este país adentro e realizam as Semanas Missionárias. São 10 dias de intenso trabalho pastoral onde se junta a aposta catequética e celebrativa ao trabalho social de acompanhar idosos, doentes, crianças, jovens, reclusos...

 

XXII Encontro nacional no Barreiro e Lisboa

O Barreiro abriu o porto para receber as caravelas que partiam de todos os pontos do país, de 8 a 10 de Outubro, para mais um Encontro Nacional, o XXII da história dos Jovens Sem Fronteiras, com o tema ‘Na Descoberta da Outra Margem’.

Uma partilha sobre a Missão nas margens da nossa sociedade marcou o início do Encontro, com a presença do Presidente da Cáritas Portuguesa, Prof. Eugénio da Fonseca, do director do Centro Padre Alves Correia, Pe. Mário Silva e do Presidente da ONGD Sol Sem Fronteiras, Eng. Pedro Amorim.

Como ‘Missão é partir, é caminhar’ (D. Hélder Câmara), os JSF dedicaram a sua tarde de sábado a um photo-papper pelos caminhos do Barreiro e de Lisboa. Os grupos num misto de curiosidade e aventura percorreram os marcos mais importantes das duas cidades e as viagens de barco unificaram as duas margens. O ponto alto foi a conferência do P. Pedro Fernandes na Igreja do Coração de Jesus sobre a importância da Missão hoje.

Domingo (10.10.2010) foi um dia voltado para o futuro, com a Presidente Nacional, Rita Costa, a apresentar os dez desafios que se lançam aos JSF, a que se seguiram dez workshops temáticos, O Encontro foi encerrado com chave de ouro com a Eucaristia presidida por D. Gilberto Reis, Bispo de Setúbal, que pediu aos jovens para não deixar encarcerada a palavra de deus nas suas vidas. Com este ‘grito de libertação’, os jovens regressaram às suas 45 paróquias de origem onde a Missão JSF vai continuar.



10 Desafios à Missão JSF

 

Com o tema “O Futuro Começa Hoje”, Rita Costa, Presidente dos JSF, apresentou no XXII Encontro Nacional, os dez desafios que se lançam hoje ao Movimento:

1. O novo logótipo;

2. O voluntariado missionário;

3. O XII Fórum Ecuménico Jovem;

4. Taizé na Páscoa;

5. Retiros de Quaresma;

6. Missão de Verão (Ponte/ Semana Missionária/ Jornadas Mundiais da Juventude);

7. Os projectos de Solidariedade e Desenvolvimento de Sol Sem Fronteiras;

8. O Encontro Nacional de Coordenadores e Animadores;

9. O renovado, a edição de CD de músicas JSF e a nova Bandeira JSF;

10. A importância da missão diária na vivência de Cristo.

 

Rita Costa, Presidente Nacional JSF

 


Jovens Sem Fronteiras

Rua de Santo Amaro, à Estrela, 51

1200-801 Lisboa

Telefone: 213933000

E-mail: jsf@espiritanos.org

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES