Pela sua Saúde |
Boletim médico #43
5 dicas para uma vida saudável desde criança
<<
1/
>>
Imagem
Comer bem, ser ativo e ter bons hábitos de sono são requisitos essenciais para que as crianças cresçam com saúde.

 

Adotar uma alimentação nutritiva

A alimentação racional e equilibrada deve estar presente no estilo de vida de crianças e adolescentes para manterem o bom funcionamento do corpo e do cérebro.

O pequeno-almoço deve ser composto por alimentos ricos em proteínas como, por exemplo, leite e iogurtes, e por alimentos ricos em hidratos, como cereais ou pão. Os snacks para os intervalos das aulas devem ser nutritivos, contendo fruta fresca ou palitos de cenoura. Evitar alimentos processados, como bolos ou salgados.

Ao longo do dia é importante o consumo de duas porções de fruta e quatro porções de vegetais. Iniciar sempre as refeições principais com uma taça de sopa de legumes e acompanhar o prato principal com uma porção de salada ou legumes. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que aumentam a vitalidade.

 

Praticar exercício físico diário

O ideal é que pratiquem cerca de 60 minutos de atividade física diária, sendo que os exercícios e desportos mais intensos, que fortalecem os músculos e ossos, podem ser feitos duas a três vezes por semana. Igualmente aconselhável é que os pais possam dar o exemplo e acompanhem os filhos na prática de exercício. Mas atenção: o exercício físico e o desporto não devem prejudicar as horas de descanso.

 

Ter a água como primeira escolha

É a melhor forma de hidratar o corpo e, ao contrário dos sumos de fruta e refrigerantes, não contém açúcar.

 

Ganhar bons hábitos de sono

Dormir com qualidade é fundamental para a saúde física e emocional de qualquer pessoa – especialmente as crianças. É, além disso, determinante para um bom desempenho escolar. Recomenda-se que as crianças entre os 3 e os 5 anos durmam 10 a 13 horas por dia, que crianças entre os 6 e 13 anos durmam 9 a 11 horas e que os adolescentes durmam entre 8 a 10 horas diárias.

 

Aprender a desligar os ecrãs

O sedentarismo, nomeadamente o tempo passado em frente à televisão, computador ou tablet, está diretamente ligado ao excesso de peso. As crianças e os jovens não devem passar mais de uma hora por dia com este tipo de atividades. Planeie atividades indoor e outdoor com os seus filhos que sejam uma alternativa ao tempo gasto frente aos ecrãs.

 

Ana Serrão Neto
Pediatra no Hospital CUF Descobertas

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES