Papa |
‘O Vídeo do Papa’
Papa Francisco pede para cuidar e acompanhar os doentes terminais e as suas famílias
<<
1/
>>
Imagem
Video

‘O Vídeo do Papa’ de fevereiro, mês em que a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente, a 11 de fevereiro, lança um apelo para que os doentes terminais “recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano”.

 

 

Na vídeo mensagem que dirige a toda a humanidade, através da Rede Mundial de Oração do Papa, Francisco pede oração e compromisso para com os doentes terminais e seus familiares. “Há duas palavras que, quando alguns falam de doenças terminais, as confundem: incurável e in-cuidável. E não são a mesma coisa. Curar se é possível, cuidar sempre”, afirma o Papa Francisco, ao recordar São João Paulo II, reforçando que “todos os doentes têm direito ao acompanhamento médico, ao acompanhamento psicológico, ao acompanhamento espiritual, ao acompanhamento humano”. “Nem sempre se consegue a cura. Porém sempre podemos cuidar do doente, acariciar o enfermo”, frisou.

Sobre os cuidados paliativos, Francisco reforça que “garantem ao paciente não somente a atenção médica, mas também um acompanhamento humano e próximo”. No entanto, ao falar sobre o papel das famílias, o Papa lembra que “não devem permanecer sozinhas nesses momentos difíceis”, pois “o seu papel é decisivo e devem ter os meios adequados para desempenhar o apoio físico, espiritual e social”. Por isso, o Papa conclui pedindo as orações e o compromisso de todos para que “os doentes terminais e suas famílias recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano”.

 

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES