Lisboa |
Neste sábado, dia 20 de janeiro
Igreja de São Vicente de Fora recebe Concerto de Ano Novo
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai marcar presença no Concerto de Ano Novo, na Igreja de São Vicente de Fora, que vai ter lugar neste sábado, dia 20 de janeiro, às 21h30. Organizado pelo Patriarcado de Lisboa, a Capella Patriarcal, a Capella de S. Vicente e a Editora Althum.com, esta iniciativa, de entrada livre, vai ter João Vaz no órgão e direção.

‘Livro de São Vicente’ é a temática do Concerto de Ano Novo. “O Livro de São Vicente é um livro de coro em pergaminho (atualmente guardado no Arquivo da Sé Patriarcal de Lisboa), elaborado em finais do século XVI e contendo música para as cerimónias litúrgicas (ofícios e missa) da Semana Santa. Pertencente originalmente ao Convento da Graça em Lisboa, o livro foi conservado durante muito tempo na igreja de São Vicente de Fora, adquirindo, por esse motivo, a sua atual denominação. Provavelmente durante a primeira metade do século XX, o manuscrito foi mutilado, perdendo-se cerca de um terço do seu conteúdo (sobrevivem atualmente as peças referentes à liturgia de Domingo de Ramos, Quinta-Feira Santa e parte da liturgia de Sexta-Feira Santa). O Livro de São Vicente é a única fonte para a obra de Frei António Carreira (c.1550/55-1599), cujos Responsórios para Sexta-Feira Santa serão apresentados neste concerto em primeira audição moderna. O restante repertório incluirá a Missa para Domingo de Ramos do mesmo compositor, assim como obras para órgão do seu pai, António Carreira (c.1530-c.1594), e cantochão”, explica a organização.

 

Informações: www.patriarcado-lisboa.pt/site/index.php?id=11997

   

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES