Juventude |
Encontro Geral de Animadores
Patriarcado vai escutar acompanhadores de grupos de jovens
<<
1/
>>
Imagem

Escutar os acompanhadores dos grupos de jovens e sugerir linhas de ação são os propósitos do Encontro Geral de Animadores (EGA), que vai decorrer na manhã de dia 27 de janeiro, sábado, das 9h30 às 13h00, no Seminário dos Olivais.

Organizado pelo Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, o EGA tem “dois grandes objetivos”: “Escutar os acompanhadores dos jovens relativamente àquilo que são as suas expetativas em termos de propostas de formação. A necessidade de formação foi um dos temas mais evidenciado e votado no Fórum Geração Rise Up, sendo necessário perceber os moldes, duração e periodicidade que os animadores desejam e se comprometem, antes de ser apresentada uma proposta concreta; Sugerir propostas/pistas/ linhas de ação para que os grupos de jovens possam percorrer um caminho com a centralidade em Jesus”.

Neste sentido, segundo o Patriarcado de Lisboa, a “ordem de trabalhos” do Encontro Geral de Animadores contempla a “oferta formativa para animadores: escuta das necessidades e metodologias”, os “testemunhos de animadores/acompanhadores de jovens” e o “itinerário ‘E agora?’: pistas para uma operacionalização nos grupos de jovens”.

O encontro “destina-se a todos os animadores / acompanhadores de grupos de jovens (entenda-se grupos com jovens que tenham idade igual ou acima dos 15 anos), não sendo destinado a animadores / acompanhadores / catequistas da fase da adolescência (entre 12-14 anos)”, frisa a organização.

“Após a vivência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, que quis ser um acontecimento marcante e transformador para a nossa Igreja, demos início a este novo ano pastoral 2023/24 na expectativa de dar continuidade a um acompanhamento mais próximo da realidade juvenil da nossa diocese. Nestes primeiros meses, começaram a surgir e a serem visíveis, quer a nível Diocesano, Vicarial e Paroquial, muitos sinais dos frutos daquele que foi o caminho de preparação e de vivência da JMJ. Estes meses foram acima de tudo um tempo de reflexão e de escuta, em que tivemos a oportunidade de amadurecer uma das questões que o nosso Patriarca, D. Rui Valério, nos colocou após a JMJ: “Para onde quer Cristo que caminhe a sua Igreja de Lisboa?”. Como consequência deste tempo de escuta fomos sentindo por parte de quem acompanha os diferentes grupos de jovens uma necessidade de encontro para definição e consolidação do caminho proposto”, explica uma carta do diretor Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, João Clemente, enviada nesta terça-feira ao clero.

 

Inscrições no EGA: https://forms.gle/49ib1y3dBgoWS5tK7

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES