JMJ Lisboa 2023 |
Viagem
D. Américo na Terra Santa para “fortalecer o testemunho de Cristo Vivo” na JMJ
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, esteve na Terra Santa para ir ao encontro “dos jovens que não poder vir presencialmente a Lisboa”. “O Papa Francisco insiste para irmos ao encontro, e por isso tomámos a decisão de ir ao encontro dos jovens da Ucrânia e dos jovens da Terra Santa”.

A visita levou o recém-nomeado cardeal a visitar os locais dos “momentos-chave da vida de Jesus”, e “não há nada mais oportuno para este caminho que estamos a fazer até à Jornada Mundial da Juventude” que percorrer os passos da vida de Jesus.

D. Américo Aguiar esteve na Palestina, onde celebrou missa com jovens palestinianos, e em Israel, onde também celebrou com jovens. “Fizemos esta viagem de ir ao encontro dos jovens da Terra Santa para lhes significar a nossa gratidão por eles fazerem o esforço de vir até nós – e serão mais de 300 de várias geografias os que virão até nós –, mas serão muitíssimos mais os que não podem, por razões económicas, sociais, de segurança, de mobilidade, a quem quisemos dizer que estávamos com eles, que estávamos juntos”, até porque, acrescenta, “sabemos que no coração não há distâncias, mas também sabemos da importância de um abraço, olhos nos olhos, coração a coração, com estes jovens”.

O prelado fala de uma “experiência emocionante, única”, e não apenas para quem visitou. “Os jovens com quem estive estavam de sorriso de orelha a orelha, felicíssimos com a presença. Foi uma festa muito especial, e muito emocionante”, testemunhou.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 fala de uma viagem para “recuperar, fortalecer e carregar as nossas baterias, para todos juntos, em Lisboa ou em qualquer outro lugar do mundo, darmos testemunho de Cristo Vivo”. “E isto é a Jornada Mundial da Juventude”, concluiu.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES