JMJ Lisboa 2023 |
Visita
D. Américo Aguiar volta da Ucrânia com “a força enorme” dos jovens ucranianos
<<
1/
>>
Imagem

D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, regressou dia 18 de julho, da Ucrânia. Após contactar com vários jovens e famílias dessoladas pela guerra, trouxe consigo uma mensagem de esperança, assim como a certeza de que “Cristo não abandona” e que “no meio de tanto mal, Cristo vai vencer”.

Foram várias as cidades e populações que visitou, tendo ficado especialmente marcado com a imagem de “um jovem que recebeu nas suas mãos a bandeira sobre o caixão do seu pai”.

Foram dias de grande emoção. “O que trago dos jovens ucranianos é esta força enorme, esta força que vem da fé. Da fé que alimenta a esperança, da esperança numa pessoa que é cristo vivo”, partilhou.

Acrescentou ainda que a guerra é o maior exemplo de que se tiramos Deus do nosso coração, todo o mal pode entrar. Ainda assim, “apesar da violência, apesar da morte, apesar da destruição dos sonhos”, D. Américo Aguiar traz consigo a decisão de acreditar que “por Cristo nós podemos reconstruir, nós podemos levantar e retomar os sonhos, e retomar a alegria de uma vida nova em Cristo Vivo”.

A poucos dias da JMJ Lisboa 2023, relembra que este encontro mundial de jovens católicos será um reflexo “da alegria do reencontro dos jovens com o Papa, uns com os outros, mas, tal como Maria, queremos levar cristo vivo a toda a Humanidade”.

O Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 destacou ainda a Cruz do Pároco de Bucha, comunidade ucraniana martirizada, que lhe foi oferecida em troca da sua. “A Cruz é nossa salvação e Cristo é o nosso salvador”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES