Uma semana com... um padre |
Padre Carlos Gonçalves: ?Eu acredito!?
<<
1/
>>
Imagem
Durante a semana que antecedeu a vinda de Bento XVI a Portugal, o padre Carlos Gonçalves partilhou o seu dia-a-dia no blogue “Uma semana com… um padre”. Uma semana marcada pela preparação do movimento “Eu Acredito” que ia congregar os jovens da diocese de Lisboa (e não só) para ver o Papa.

<!-- /* Font Definitions */ @font-face {"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; 12.0pt; "","serif"; mso-fareast-"";} a:link, span.MsoHyperlink {mso-style-unhide:no; color:blue; text-decoration:underline; text-underline:single;} a:visited, span.MsoHyperlinkFollowed {mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; color:purple; mso-themecolor:followedhyperlink; text-decoration:underline; text-underline:single;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; 10.0pt; mso-ansi-10.0pt; mso-bidi-10.0pt;} @page Section1 {size:595.3pt 841.9pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:35.4pt; mso-footer-margin:35.4pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> O primeiro dia da partilha do padre Carlos Gonçalves, director do Serviço da Juventude de Lisboa, coincidiu com a festa do padroeiro do Seminário de São José de Caparide, São José Humilde, e com uma viagem a Alcobaça para fazer o balanço e avaliação da VIII Jornada Diocesana da Juventude, de 18 de Abril passado. “É tempo de balanço e avaliação, coisa que na Igreja fazemos pouco. É certo que a JDJ foi um êxito, mas isso não nos ilude. Sabemos das fragilidades da pastoral juvenil”, partilhava o padre Carlos.

O domingo, dia 2 de Maio e segundo dia de partilha do padre Carlos, era também o dia da mãe. Da festa em casa dos pais não há registo, como explica este sacerdote: “A vida privada é mesmo assim: privada”. Neste dia houve tempo para falar com alguém, nas palavras do padre Carlos, “inquieto vocacionalmente”. Conheça a história em http://umasemanacom.blogspot.com.

A segunda-feira, dia 3, foi marcada pelo projecto “Eu Acredito” e a preparação da vinda do Papa a Portugal. Para além disso, este sacerdote sabe o que tem de fazer para chegar aos jovens: estar onde eles estão. “Depois do pequeno-almoço, há tempo para ver mails, responder mails, ver como anda o Facebook, com um olhar particular sobre páginas que administro (em parceria com outros padres): a do ‘Serviço da Juventude de Lisboa’ (www.facebook.com/pages/Lisboa/Servico-da-Juventude-de-Lisboa/394729061825) e a ‘Terça.com’ (www.facebook.com/pages/Lisboa/tercacom/305504243698)”.

No quarto dia de partilha, terça-feira, dia 4, o padre Carlos partilhou uma dúvida muito comum nas paróquias: “Quando se tem diante um grupo de ‘adolescentes-quase-jovens’ que terminaram o percurso da catequese e têm alguma vontade de continuar enquanto grupo de jovens paroquial há duas questões que costumam surgir: quem é o animador? (e que formação específica pode ter?) e que guião/material seguir nos encontros?”. Saiba as respostas a estas duas perguntas no blogue “Uma semana com… um padre”.

Quarta-feira é ‘dia comunitário’ no Seminário dos Olivais. E de acordo com o padre Carlos, “as aspas servem para indicar que todos os dias são comunitários no Seminário dos Olivais (ou devem ser), mas procuramos que as quartas-feiras sejam mais resguardadas para esse objectivo”.

Na quinta-feira dia 6 de Maio, o padre Carlos Gonçalves partilhava uma má notícia para a semana em que o Santo Padre iria estar em Portugal: “Tudo está nas mãos do Senhor, como sempre. Temos mesmo de confiar. A ‘semana do Papa’ será como Ele quiser!”. Saiba que má notícia é esta em http://umasemanacom.blogspot.com.

No fim da semana, o padre Carlos partilhou o que faz enquanto prefeito do Seminário dos Olivais. Veja tudo em “Uma semana com… um padre”.

 

 

Comentários e opiniões:

“É bom saber que ainda temos jovens que seguem o exemplo de S. José Humilde, que o santo seja sempre um exemplo na vida de cada um dos seminaristas mas também em todos nós…”

José Ramalho

 

“Padre Carlos é bom ver a sua entrega ao serviço do Senhor da messe, na preparação da vinda do Santo Padre Bento XVI. Que Maria Santíssima o acompanhe e interceda por todos nós junto de Deus, nosso Pai.”

Romão (Gaeiras)

 

“Olá Padre Carlos, só agora consegui acompanhar a sua semana. Obrigado pela sua vida e entrega à Pastoral Juvenil da Diocese, temos todos crescido muito consigo. É bom conhecer padres simples e descontraídos, plenos da graça de Deus e com um sentido de Igreja imenso.”

Mário Matos

 

“Adorei poder ter estado no dia 11 perante a visita do Papa Bento XVI, foi uma alegria enorme, na qual não há palavras. Ver que estava perto de Cristo que desceu à terra e se encarnou em homem… Eu Acredito, porque sei que nunca estou só!!”

Ana, de Alfeizerão (Vigararia XV)

 

“Hoje é sexta feira e com um grupo de Jovens aliás como acontecem todas as sextas feiras juntámo-nos unicamente para fazer a única coisa que o Santo Padre nos pediu:

‘Não Esqueçais o Papa! Rezai muito por ele...’ Pe. Carlos obrigado pelo seu testemunho de vida! Todos os dias rezo pelos sacerdotes.”

Ricardo Oliveira

 

“A visita do Santo Padre deixa-vos estafados!!! Mas vale a pena perder horas de sono, para preparar a visita de Sua Santidade. Ele tem os sacerdotes no coração. Eu também.”

Salomé (Gaeiras)

 

Todas as partilhas do padre Carlos Gonçalves

http://umasemanacom.blogspot.com/search/label/Pe.%20Carlos%20Miguel%20Gon%C3%A7alves

João Carita
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES