JMJ Lisboa 2023 |
Símbolos da JMJ
De comunidade em comunidade, rumo a Lisboa
<<
1/
>>
Imagem

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) despediram-se da Vigararia de Tomar e passaram para a Vigararia de Torres Novas, onde permaneceram até ao dia 17 de junho. Durante os próximos dias, os Símbolos vão passar pelas Paróquias da Vigararia de Almeirim e de Santarém.

No dia 12 de junho, o último dia da Peregrinação dos Símbolos da JMJ pela Vigararia de Tomar, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani passaram pelo Convento de Cristo. Durante a noite, os Símbolos deixaram a Vigaria de Tomar, depois de uma Eucaristia na Igreja Paroquial de Paialvo, seguindo caminho para a Vigaria de Torres Novas, por onde permaneceram até dia 17 de junho.

Riachos, Brogueira, Alcorochel e Pedrógão foram as Paróquias que receberam os Símbolos no dia 13 de junho. Visitaram não só crianças e jovens como idosos, tendo passado pelas escolas e pelo lar de Riachos. No final de um longo dia, os Símbolos da JMJ foram entregues à comunidade de Pedrógão.

No dia 14 de junho, foi com enorme animação que as comunidades de Olaia, Paço e Chancelaria receberam esta peregrinação. O dia terminou com uma Vigília de Oração na Igreja Matriz da Chancelaria.

Já o dia 15 de junho começou em oração e com a entrega de flores aos Símbolos da JMJ, tendo sido recebidos pela Paróquia de Assentis. De manhã rezou-se nas diversas capelas e na parte da tarde rezou-se o terço. O dia terminou com a celebração da Eucaristia na Paróquia de Meia Vila, onde decorreu uma Vigília de Oração.

Na sexta-feira, dia 16, foi dia do Sagrado Coração de Jesus, que começou com uma Missa nas Irmãs Beneditinas. Depois, os Símbolos passaram a manhã na Casa das Irmãs de S. José de Cluny.  À tarde, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani passaram pelas Paróquias de Lapas e da Meia Via. O dia terminou com uma Vigília em São Pedro, que juntou as Famílias de Acolhimento e os Voluntários.

Logo pela manhã de dia 17 de junho, decorreu uma visita dos Símbolos da JMJ pela cidade, de carrinha. Antes de deixarem a Vigaria de Torres Novas, houve a celebração vicarial na Praça das Claras, que contou com a presença de D. José Traquina, Bispo da Diocese, e D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023. Seguiu-se uma procissão que terminou com a entrega dos Símbolos ao Comité Organizador Paroquial da Chamusca. Após uma Missa campal, a Vigília de Oração decorreu no Miradouro da Ermida de Nossa Senhora do Pranto, com os Símbolos da JMJ a serem carregados pelos jovens.

No Domingo, dia 18 de junho, os Símbolos passaram por vários pontos locais da região, numa Peregrinação em carrinha de caixa aberta, acompanhada pelo grupo motard da Carregueira e outras coletividades. No final do dia, após uma Eucaristia vicarial, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram recebidos pela Paróquia de Almeirim, onde pernoitaram na capela de S. José.

Entre o dia 19 e o dia de hoje, 20 de junho, os Símbolos da JMJ visitaram diversas instituições da Charneca e da zona centro de Almeirim. No próximo dia 21 de junho, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani vão seguir caminho para a Vigararia de Santarém.

Fotos: COD Santarém
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES