Família |
Ana e Paulo. Celebrando os nossos 25 anos de matrimónio
Construir uma família e um lar feliz, com a ajuda de Deus
<<
1/
>>
Imagem

“Deus tem um sonho para nós, o amor, e pede-nos que o tornemos nosso. Façamos nosso o amor que é o sonho de Deus.” Papa Francisco

A celebração dos nossos 25 anos de matrimónio representa um marco significativo nas nossas vidas. Parece que foi ontem que iniciámos esta caminhada de conhecimento mútuo, de entrega, de partilha e de amor. Têm sido anos com momentos muito felizes e, claro, como em todas as famílias, também com algumas adversidades e momentos de dor.

Com a ajuda de Deus e tendo-O como pilar da nossa vida, fomos capazes de construir uma família e um lar feliz. Mais do que o passageiro que convidámos para iniciar esta viagem connosco, foi Ele que nos escolheu e nos convidou a fazer esta viagem com Ele.

A nossa história de amor começou como todas as histórias de amor, com uma troca de olhares no início de 1996. Desde muito cedo sentimos que estávamos predestinados um para o outro. 

Apesar de ambos termos tido uma educação católica, existiam grandes diferenças na vivência e prática religiosa entre nós. Ao longo do namoro fomos tendo conversas sobre Deus, de como O sentíamos individualmente e de como Ele fazia sentido nas nossas vidas. Estes momentos e a ida à Missa durante o namoro acrescentaram e trouxeram novidade à nossa relação.

A oportunidade de participar no curso de preparação para o matrimónio (CPM), organizado pelo Movimento de Defesa da Vida (MDV), preparou-nos também para a construção de um projeto comum de vida. Aí percebemos que seríamos os executantes, mas também que Deus seria o Arquiteto dessa construção. Ele apoiar-nos-ia sempre que tivéssemos que reformular este projeto.  A escolha do texto do Evangelho de Mateus (Mt 7, 21.24-27) sobre a importância de edificarmos a casa sobre a rocha e a homilia do celebrante do nosso matrimónio, o Padre Feytor Pinto, também marcaram profundamente esta nossa caminhada.

 

Depois da celebração do nosso matrimónio em 15 de agosto de 1998, na igreja do Campo Grande, seguiu-se a adesão e integração na comunidade paroquial da Ramada, nos subúrbios de Lisboa, que passou também a fazer parte deste nosso projeto. Sabíamos que o apoio e acompanhamento da família seria importante, mas também que a nossa comunidade nos ajudaria a crescer como casal. Essa comunidade que nos acolheu tinha como pároco o querido e saudoso Padre Daniel Batalha Henriques (mais tarde Bispo Auxiliar de Lisboa). A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, na Ramada, ajudou-nos a descobrir o sentido da missão para, em casal, nos abrirmos aos outros e podermos dar testemunho a pais e padrinhos (através dos CPB) e mais tarde também a casais de noivos (através dos Encontros de Noivos) e há alguns anos atrás também na preparação de adultos para receberem o Sacramento da Confirmação (Crisma).

Ainda antes do nascimento das nossas duas filhas (2002 e 2004), fomos convidados a fazer parte de uma equipa de casais de Nossa Senhora (ENS), cujo Movimento tem como objectivo específico: ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do matrimónio. (Guia das ENS – XI  - A Missão). Fazer parte de uma equipa de casais e praticar a metodologia proposta pelo seu fundador, Padre Henry Caffarel (1903-1996), tem constituído para nós uma ajuda determinante para ultrapassarmos as dificuldades e para nos mantermos fiéis ao nosso compromisso.

 

A oração individual, em casal, em equipa e depois no seio da nossa comunidade paroquial tem sido um pilar fundamental para criarmos a intimidade tão desejada com o Senhor das nossas vidas, Jesus Cristo. A oração e a leitura da Palavra de Deus também têm sido muito importantes para treinar o nosso olhar para se focar no essencial da vida. A partilha de vida com as suas alegrias e dores ajudaram-nos muito a criar laços de forte união com todos os casais da nossa equipa e também com os restantes casais e famílias das ENS e dessa forma também o nosso amor conjugal saiu reforçado. Para nós tem sido uma bênção enorme ter estes amigos nas nossas vidas.

 

Porém, o maior desafio chegou com o nascimento das nossas filhas que vieram enriquecer e dar vida e vida em abundância ao nosso lar.

Os filhos são um dom, sempre; mudam a história de cada família.” (Papa Francisco)

Esta mudança de que nos fala o Papa Francisco resume muito bem o que sempre procurámos para as nossas filhas. Fazê-las crescer num lar onde houvesse amor, união, alegria, partilha e educação orientada para os valores cristãos. Elas deveriam sentir-se e saberem-se sempre muito amadas, por nós e por Deus.

A nossa relação foi-se aprofundando ao longo dos anos. Procurámos estar sempre comprometidos um com o outro, através de uma escuta atenta para ir ao encontro do que o outro mais necessita. Mais do que querermos ser felizes, foi sempre procurar fazer o outro feliz. Recordamos, com saudade, estas palavras proferidas pelo Padre Feytor Pinto durante o nosso CPM.

Pois, como todos os casais e como todos os matrimónios, também nós tivemos momentos menos bons, de falta de paciência e de alguma fragilidade. Juntos tivemos que enfrentar e ultrapassar alguns desafios que a vida nos lançou. É aqui que entra a humildade em saber perdoar.

O nosso matrimónio é uma prova do amor e da beleza de uma união construída com base na confiança e na compreensão e acima de tudo alicerçada em Deus e na nossa pertença a esta Igreja que está sempre disposta a acolher-nos.

Neste momento tão especial das nossas vidas em que celebramos os nossos 25 anos de matrimónio, damos graças a Deus por nos ter colocado no caminho um do outro, agradecendo também à nossa família e amigos que nos têm acompanhado ao longo desta peregrinação.

Celebrar as nossas bodas de prata no ano e mês da JMJ de Lisboa é também, para nós, uma ocasião de louvor a Deus e de agradecimento à Igreja por esta oportunidade única na vida da nossa família.

Ana e Paulo Soares
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES