Cultura |
Até final de maio
Exposição ‘Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras’
<<
1/
>>
Imagem

O Museu Municipal Leonel Trindade, em Torres Vedras, acolhe, até final deste mês de maio, a exposição ‘Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras’.

“Os retratos, a vida, os milagres e os prodígios de São Gonçalo são alguns dos temas abordados na exposição, que estará patente até ao dia 28 de maio. Trata-se de uma exposição biográfica e iconográfica que segue os passos de São Gonçalo e percorre as suas memórias no espaço conventual, com destaque para o seu túmulo, as suas relíquias e o altar que lhe foi dedicado”, explica um comunicado da autarquia torriense, sublinhando que a mostra é “um dos elementos centrais das comemorações dos 600 anos da morte de São Gonçalo de Lagos”.

“No âmbito da exposição ‘Caminhar com São Gonçalo, de Lagos a Torres Vedras’ os visitantes poderão levar para casa um conjunto de materiais para colorir e colar que darão aso a uma moldura alusiva a São Gonçalo de Lagos. Este kit está disponível na receção do Museu Municipal Leonel Trindade”, refere a nota, convidando ainda a “visitar o Convento e a Igreja de Nossa Senhora da Graça”.

São Gonçalo de Lagos nasceu por volta de 1360 naquela cidade algarvia, tendo professado na Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho e sido prior do Convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras entre 1412 e a data da sua morte, em 1422. “Notabilizado como pregador, pedagogo, iluminador e compositor, tem a si associados dezenas de milagres, que deram origem a um culto popular, centrado, sobretudo, em Lagos e Torres Vedras”, salienta o comunicado.

Beatificado em 1778, a memória de São Gonçalo de Lagos é celebrada a 27 de outubro no Patriarcado de Lisboa e na Diocese do Algarve. Por deliberações dos respetivos senados municipais, foi declarado padroeiro e protetor de Torres Vedras, em 1495, e de Lagos, em 1760.

foto por CM Torres Vedras
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES