JMJ Lisboa 2023 |
Diocese de Coimbra
Símbolos da JMJ vivem tradições de Páscoa
<<
1/
>>
Imagem

No Domingo de Páscoa, dia 9 de abril, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, Símbolo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), sobrevoou a Diocese de Coimbra numa visita aérea pascal.

Esta visita, que marca a tradição da Diocese, teve desta vez lugar nos céus de Coimbra. A visita aérea pascal começou com a bênção de D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, no Aeródromo Municipal de Coimbra. Em seguida, o avião descolou envergando uma faixa onde se podia ler “Aleluia! Há pressa no ar! JMJ 2023”, anunciando a Ressurreição do Senhor em ano do grande encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.

O Bispo de Coimbra referiu à Agência Ecclesia que esta iniciativa “tem um impacto diferente em todos nós, dá-nos uma alegria maior podermos ver esta faixa sobrevoar a nossa cidade de Coimbra” e que receber os Símbolos da JMJ numa época tão importante tem um “sabor especial”.

Após esta visita pascal fora do comum, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani prosseguiram a habitual visita pela Paróquia de Trouxemil, transportada pelos Bombeiros Voluntários de Coimbra. Em seguida, visitaram as restantes comunidades da Unidade Pastoral Portas de Coimbra.

Também na Sexta-Feira Santa os Símbolos da JMJ marcaram presença em mais uma tradição da Diocese, em Miranda do Corvo, que conta já com mais de 30 anos. Durante a tarde, viveu-se então a Via-Sacra Urbana encenada pelos jovens da Unidade Pastoral de Miranda do Corvo e de Penela. Já a noite foi passada entre o Seminário Maior e a Sé de Coimbra.

Durante toda a Semana Santa, os Símbolos da JMJ peregrinaram pelas diversas Paróquias da Diocese, acompanhados pelos vários Comités Organizadores Territoriais (COT), começando na segunda-feira pelo COT F.A.Z.+, visitando instituições locais e municipais de Ferreira e, à noite, passando para o COT S. João Paulo II.

Na terça-feira foram recebidos com emoção, segundo revelou o Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra no seu Instagram, em várias paróquias, no hospital e nos Bombeiros, dia em que passaram para o COT Peregrinos do Zêzere. Aqui, os Símbolos presenciaram um momento musical e passaram a noite de quarta-feira, dia 5 de abril, em vigília estilo Taizé.

Na Quinta-feira Santa, após um cortejo pelas ruas de Pedrógão Grande, os Símbolos da JMJ estiveram na Eucaristia da Ceia do Senhor na Igreja Matriz e foram entregues ao COT duEça, tendo presenciado mais uma Celebração evocativa da Última Ceia de Jesus, na Igreja Matriz de Penela.

Sábado Santo foi um dia dedicado à oração, tanto durante a manhã, na Sé Nova de Coimbra, dinamizada pelos movimentos eclesiais, tanto da parte da tarde, no Carmelo de Coimbra.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani permanecerão na Diocese de Coimbra até ao fim do mês de abril. Podes acompanhar tudo através do nosso Instagram ou do Facebook.

FOTOS: COD Coimbra
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES