JMJ Lisboa 2023 |
Em Queluz
Primeiro ensaio do Coro e Orquestra JMJ
<<
1/
>>
Imagem

No passado fim de semana, dias 11 e 12 de março, realizou-se o primeiro ensaio da Orquestra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, na sala de ensaio da Banda do Exército, em Queluz.

Depois de os ensaios do coro terem começado já em julho de 2022, foi a vez da Orquestra se juntar para o primeiro ensaio. Num grupo com mais de 90 músicos, há uma grande diversidade de gerações e da sua origem. Enquanto uns ainda são estudantes, outros estão já a trabalhar.

Para além das cordas friccionadas, dos sopros e da percussão, a Orquestra da JMJ Lisboa 2023 conta também com alguns instrumentos que normalmente não se enquadram num contexto orquestral, como um grande número de flautas e clarinetes ou o eufónio, instrumento tocado por Guilherme Ferreira, de 17 anos. Conforme recordou, “o Papa Francisco pediu-nos uma JMJ original” e, por isso, esta é uma oportunidade de “não termos a típica orquestra clássica, mas termos a Orquestra JMJ Lisboa 2023!”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES