JMJ Lisboa 2023 |
JJMJ em Alverca e Sobralinho
“Preparar a festa é já viver a festa”
<<
1/
>>
Imagem

O Palácio do Sobralinho, no município de Vila Franca de Xira, recebeu “uma multidão” que participou na Jornada sobre a Jornada Mundial da Juventude (JJMJ), a 22 de janeiro, uma iniciativa do Comité Organizador Paroquial (COP) de Alverca e Sobralinho e do Comité Organizador Vicarial (COV) de Vila Franca de Xira-Azambuja, com o apoio da autarquia. “As cerca de 150 pessoas que se juntaram no Domingo puderam conhecer melhor o que é a JMJ, qual a sua história, a quem se destina, quais os seus objetivos e como participar nela”, explica, ao Jornal VOZ DA VERDADE, coordenador deste COP, Ricardo Formigo, sublinhando que “preparar a festa é já viver a festa”.

A manhã contou com a presença de Henrique Leitão, que falou da importância histórica deste momento, no qual os descendentes dos povos que foram evangelizados pelos portugueses voltarão a casa para reencontrar este povo que está bem em qualquer parte do mundo. “Um milhão de pessoas não se junta só para ir ver o Papa”, referiu o professor. Depois, os participantes escolheram dois de quatro workshop’s, todos com temas ligados às características dos portugueses: o Acolhimento, a Missão, o Serviço e a Arte. Após o almoço, “houve vários testemunhos de quem participou em JMJ’s como voluntário, como família de acolhimento ou como peregrino”, refere um comunicado, destacando como “Nuno Vidal, que participou na JMJ em 1989, contou que se sentiu provocado pelo Papa João Paulo II a ser santo e que isto marcou a sua vida, fazendo-o desejar viver intensamente”. Já o padre João Vergamota, “que participou em três JMJ’s, contou como pôde conhecer melhor a realidade da Igreja, quando saiu do seu cantinho”, salienta a nota.

O dia terminou com a Missa em honra do mártir e diácono São Vicente, na qual o padre Marcelo Boita, pároco, recordou que os jovens devem “aproveitar a ocasião da próxima JMJ” para se porem “ao serviço”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES