Pela sua Saúde |
Boletim médico #15
Resoluções de Ano Novo para uma vida mais saudável
<<
1/
>>
Imagem

Janeiro é o mês de rever todas as promessas e resoluções de Ano Novo, mas também a altura em que nos debatemos com a dificuldade que o ser humano tem em mudar de hábitos. Todos nós sentimos conforto nas rotinas do dia-a-dia e reconhecemos a dificuldade em realizar mudanças para atingir os nossos objetivos. Apesar dos riscos que reconhecemos e dos conselhos habituais, principalmente nesta época festiva que terminou, é difícil resistir aos deliciosos excessos alimentares. 

Os excessos podem provocar problemas no estômago ou vesícula biliar, doenças cardiovasculares como o enfarte do miocárdio, AVC ou arritmias, diabetes, dislipidemia, entre tantos outros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a medicina preventiva pode ser entendida como sinónimo de promoção da saúde e consiste no processo que visa criar condições para que as pessoas aumentem a sua capacidade de controlar os fatores determinantes da saúde, no sentido de a melhorar.

O receio de alguma doença não diagnosticada leva muitas pessoas a realizar exames e análises “de rotina” ou “check-ups”. Aliás, entre os adultos portugueses, até 99,2% acreditam que devem fazer exames ao sangue e urina com periodicidade anual e 87,4% referem ter realizado esses exames. No entanto, está demonstrado que em adultos assintomáticos e sem fatores de risco não reduz o aparecimento de doenças, a mortalidade em geral, por doença cardiovascular ou cancro. A realização destes exames de forma indiscriminada pode, contudo, induzir ansiedade e levar a uma sequência de procedimentos desnecessários. Por não existir assim uma lista de exames ou periodicidade aplicáveis a toda a gente, de forma indiscriminada, será aconselhável marcar uma consulta com um especialista de Medicina Geral e Familiar (MGF) antes de cair na tentação de fazer exames complementares de diagnóstico sem orientação ou acompanhamento.

A promoção da saúde e a prevenção da doença fazem-se a vários níveis em MGF, nomeadamente através da promoção de estilos de vida saudáveis, do aconselhamento acerca de exercício físico moderado e regular, alimentação equilibrada, uso moderado de bebidas alcoólicas e de sal, recusa do tabagismo e de outras dependências, redução dos níveis de stress, entre outros. Adotar um estilo de vida saudável, com acompanhamento médico personalizado, é o melhor modo de cada um assegurar menores probabilidades de fazer parte do lado desagradável das estatísticas de saúde.

A Medicina Geral e Familiar é a especialidade que pondera os múltiplos fatores que contribuem para a realização de uma avaliação individualizada. O especialista em MGF é o médico que lhe poderá dar as recomendações e orientações mais adequadas ao seu caso em particular, nas perspetivas preventiva, diagnóstica e curativa. Em caso de necessidade procure o seu médico de referência.

 

Edgar Vaz
Especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Viseu

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES