Lisboa |
Diz presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família
‘Ano da Família’ é “excelente oportunidade” para aprofundar a ‘Amoris laetitia’
<<
1/
>>
Imagem

O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família considera que a convocação, pelo Papa Francisco, de um ano especial dedicado à família – que inicia a 19 de março – é “uma excelente oportunidade para aprofundar o conteúdo da exortação apostólica” ‘Amoris laetitia’, no 5.º aniversário deste documento. D. Joaquim Mendes lembra, ainda, a importância de “anunciar que o sacramento do Matrimónio é uma dádiva, é uma graça, e tem em si o poder transformador do amor humano”. Nesse sentido, “é necessário que nós, os bispos e as famílias, caminhemos juntos na responsabilidade e na complementaridade pastoral nas diferentes vocações da Igreja”. Por outro lado, é fundamental “tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar e não apenas destinatárias”, e por isso “é necessário um esforço evangelizador e um esforço catequético dirigido à família”.

O prelado entende que a proposta do Papa também se pode revelar uma excelente oportunidade para “ajudar os jovens a descobrir o grande dom da família e, se calhar, também ajudá-los a curar algumas feridas da experiência familiar”.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES