Missão |
Jornadas Missionárias 2019
“Batizados e Enviados: A missão evangelizadora do cristão”
<<
1/
>>
Imagem

Nos dias 28 e 29 de setembro, vão decorrer no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, as Jornadas Missionárias com o tema “Batizados e Enviados: A missão evangelizadora do cristão”.

 

Estas jornadas acontecem em Setembro “depois de um ano de pastoral, de férias que podem ter sido missionárias e às portas de Outubro, mês Missionário por excelência. Avaliar o percurso missionário feito e incendiar de espírito missionário o ano pastoral que começa são dois bons objetivos para estas JMJ. Ao olharmos para o perfil dos participantes nos últimos anos, concluímos que ainda há um longo caminho a percorrer se queremos que as JMN ajudem a sensibilizar para a animação missionária das Igrejas locais, uma vez que há ainda dioceses que não se fazem representar. Mas já há uma participação muito elevada de leigos, muitos dos quais são jovens. Por isso, há futuro”, de acordo com a publicação feita pelas Obras Missionárias Pontifícias (OMP).

Sobre a história destas jornadas, de acordo com as OMP, “no princípio eram as Semanas Missionárias, uma iniciativa lançada pelos Missionários da Boa Nova. A missão passou por ali, anos a fio. Em 1982, os pais desta iniciativa que já atingia toda a Igreja em Portugal, decidiu confiar á Conferência Episcopal a organização do evento. Como não podia deixar de ser, a CEP aceitou o desafio e coube à Comissão Episcopal de Missões (com as Obras Missionárias Pontifícias) a organização das Semanas até 1997, sempre com o apoio da Comissão Missões da CNIR e da FNIRF. Até que se concluiu que era urgente mudar o formato. Uma semana era demais para a maioria das pessoas que se pretendiam juntar ali. E, em 1998, a iniciativa mudou de nome e de formato. Passou a começar á sexta à noite para terminar na tarde de domingo. E o nome apareceu a condizer: Jornadas Missionárias Nacionais. As Jornadas Missionárias Nacionais têm vindo a impor-se, progressivamente, no panorama dos eventos nacionais, a nível da Igreja. Basta reparar que, nas duas últimas edições, ultrapassou largamente as cinco centenas de participantes, com uma alta percentagem de jovens, muitos deles acabados de fazer missões em tempo de férias.”

O programa deste ano conta com várias intervenções alusivas à missão. No sábado, os participantes poderão contar com D. Manuel Linda que apresentará o tema: “Batizados e Enviados. A Igreja de Cristo em Missão no mundo. Porquê? Para quê?”; com o P. Eloy Bueno de la Fuente que apresenta o tema “Missão como “intimidade itinerante” (EG 23) nas igrejas locais com vista à construção de “uma nova terra e novos céus” -Ap 21”; com o P. José Antunes da Silva com o tema “Missão intercultural. Como derrubar os muros da hostilidade que nos separam? (cf. Ef 2,14)”; com D. António Couto apresentando o tema “Como recuperar o eco de Pentecostes? O Espírito que se manifesta como força que convida a ir sempre mais além”. Ao final do dia, os participantes são convidados a um convívio missionário, com a presença de testemunhos missionários. No Domingo haverá ainda a intervenção de D. José Cordeiro com o tema “Da Eucaristia à Missão. Para uma Pastoral missionária em saída”, assim como a missa de envio e as conclusões das jornadas.

 

____________


Programa das Jornadas Missionárias

 

Sábado – 28 de Setembro

09h00 – Acolhimento

10h00 – Oração

10h15 – Abertura: Batizados e Enviados. A Igreja de Cristo em Missão no mundo. Porquê? Para quê? – D. Manuel Linda

11h15 – Intervalo

11h45 – Missão como “intimidade itinerante” (EG 23) nas igrejas locais com vista à construção de “uma nova terra e novos céus”(Ap 21). – P. Eloy Bueno de la Fuente

12h45 – Intervalo

13h00 – Almoço

16h00 – Missão intercultural. Como derrubar os muros da hostilidade que nos separam? (cf. Ef 2,14). – P. José Antunes da Silva

17h00 – Intervalo

17h30 – Como recuperar o eco de Pentecostes? O Espírito que se manifesta como força que convida a ir sempre mais além. – D. António Couto

18h30 – Intervalo

19h00 – Oração Missionária

19h30 – Jantar

21h30 – Convívio Missionário

 

Domingo – 29 de Setembro

10h00 – Oração

10h15 – Da Eucaristia à Missão. Para uma Pastoral missionária “em saída”. – D. José Cordeiro

11h15 – Intervalo

11h45 – Eucaristia – Envio e Conclusões

13h00 – Almoço e regresso a casa

texto por Catarina António, FEC | Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES