Lisboa |
Rito de Eleição dos catecúmenos
“A vida cristã é um caminho que dura toda a vida”
<<
1/
>>
Imagem

A Sé Patriarcal de Lisboa recebeu o Rito de Eleição dos catecúmenos, com a participação de 98 candidatos aos sacramentos da iniciação cristã, com o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes a sublinhar que “a vida cristã é um caminho que tem início no Batismo e que dura toda a vida”.

“Dou graças ao Senhor, que tocou o vosso coração, vos colocou no seu caminho, e vos vai conceder o grande dom da filiação divina, de vos tornardes filhos e Deus e membros do seu povo santo. A vida cristã é um caminho que tem início no Batismo e que dura toda a vida. Estais a preparar-vos para entrar neste caminho, com a solene profissão da fé e o Batismo na noite pascal. Nos passos para esta etapa fundamental e fundante da vida cristã, encontra-se o Rito de Eleição, mediante o qual a Igreja elege-vos, ou seja, reconhece-vos idóneos para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã na noite pascal. Ao fazê-lo, a Igreja confirma o chamamento que o Senhor vos fez e que encontrou eco e resposta no vosso coração”, salientou D. Joaquim Mendes, na celebração que decorreu no passado dia 10 de março, Domingo I da Quaresma, na Sé de Lisboa, dirigindo-se aos catecúmenos, acompanhados dos seus padrinhos, catequistas, amigos e familiares.

Vindos de diversas paróquias do Patriarcado de Lisboa, estes candidatos (adultos com mais de 16 anos, que vão ser batizados na próxima Vigília Pascal) iniciaram a sua preparação para o Batismo há já algum tempo e, tendo terminado o período propriamente catecumenal, iniciam com este rito um período de preparação mais intensa para os sacramentos.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES