Lisboa |
Cardeal-Patriarca no Panamá
“Espero que a candidatura de Lisboa à JMJ tenha uma feliz conclusão”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, partiu, na manhã do dia 21 de janeiro, para o Panamá, onde vai participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2019, esperando ouvir o anúncio de que Lisboa vai receber, em 2022, o maior acontecimento juvenil organizado pela Igreja.

“Espero que daqui a uma semana se diga ‘certamente’ e não ‘eventualmente’. Lisboa manifestou a sua disponibilidade, o processo seguiu e espero que tenha uma feliz conclusão, que, depois, nos vai envolver intensamente durante três anos, na preparação para um acontecimento irrepetível”, referiu o Cardeal-Patriarca, em declarações à Rádio Renascença, ainda no aeroporto de Lisboa.

À partida para o Panamá, D. Manuel Clemente confessava que partia com expectativas “muito grandes” para esta JMJ. “Mesmo para quem anda cá há mais tempo, porque se trata de acontecimentos extraordinários, com a participação alargada de gente de todo o mundo e, como experiência de Igreja e como experiência humana, é algo que nos dá sempre mais do que a vida do dia a dia nos traz”, salientou.

 

Seis bispos portugueses

No Panamá, o Cardeal-Patriarca antevê como momentos altos da jornada “aqueles a que o Papa preside, mas também os momentos de partilha com os jovens portugueses que querem a companhia dos seus bispos”. D. Manuel Clemente, que é também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, viajou para a América Central na companhia de mais quatro bispos portugueses – D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda, e D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, juntando-se estes cinco prelados a D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que está no Panamá desde o passado dia 15.

 

____________


Presidente com a “esperança de uma boa notícia”

O Presidente da República chega ao Panamá no dia 25 de janeiro, sexta-feira, com a esperança de que, neste Domingo, dia 27, a cidade de Lisboa seja anunciada como local da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2022. “De modo particular, agradeço o carinho votado a Portugal ao longo de dez inesquecíveis anos, com a visita de suas santidades, os Papas Bento XVI e Francisco e a esperança de uma boa notícia no nosso encontro com a juventude de todos os cantos da terra”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa, durante a receção ao Corpo Diplomático acreditado em Portugal, no passado dia 14, agradecendo ainda ao Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, a sua missão em Portugal.

Segundo o site da Presidência, o Presidente da República deslocar-se-á ao Panamá “na sequência do convite do seu homólogo panamiano, Juan Carlos Varela”.

 

____________


Panamá: 300 portugueses na JMJ’2019

Os grupos de Portugal que estão a participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tiveram um acolhimento “muito bom” nas paróquias e estão “prontos para viver esta JMJ”, garantiu o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ). “Chegámos muito bem. O acolhimento na paróquia foi muito bom. Embora o cansaço do grupo esteja bem visível nos seus rostos, estamos prontos para viver esta JMJ cheios de alegria”, salientou o padre Filipe Diniz, numa declaração enviada à Agência Ecclesia.

Recorde-se que o Panamá está a receber 300 portugueses, de 12 dioceses e quatro movimentos, acompanhados por seis bispos e 30 voluntários, para participar na Jornada Mundial da Juventude que teve início dia 22 e termina este Domingo, 27 de janeiro. A organização da XXXIV JMJ espera 200 mil jovens, provenientes de 155 países, incluindo mil jovens indígenas dos cinco continentes.

 

____________


Imagem Peregrina Nº 1 de Fátima já está no Panamá

Centenas de peregrinos acolheram a Imagem Peregrina Nº 1 de Nossa Senhora de Fátima no Panamá. Eram 19h17, hora local, mais cinco em Lisboa (Portugal), do dia 21, quando o avião da Air France com a Imagem Peregrina aterrou no Aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá. “Os primeiros momentos de alegria aconteceram ainda na pista, quando os bombeiros locais dispararam jatos de água para homenagear Nossa Senhora. Ao sair do avião, D. José Domingo Ulloa, Arcebispo do Panamá, bateu palmas, afirmando que a ‘Rainha da Paz’ estava no Panamá”, refere um comunicado do Santuário de Fátima, acrescentando que “a Imagem Peregrina seguiu em procissão até à Igreja de Lourdes, onde foi recebida com fogo-de-artifício e muitos aplausos”.

Entretanto, a Arquidiocese do Panamá anunciou a indulgência plenária aos participantes na JMJ que rezarem diante de Nossa Senhora de Fátima. A Igreja panamiana recebeu autorização do Vaticano para que os fiéis possam obter o perdão diante da Virgem. Para tal, têm que “confessar-se, participar na Eucaristia e comungar, e rezar pelas intenções” do Papa Francisco.

Neste Domingo, dia em que encerra a JMJ 2019, a Imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar junto ao altar, na Missa presidida pelo Papa Francisco.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES