Lisboa |
Festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo
Cardeal-Patriarca apela à conversão do “nosso olhar à simplicidade de Deus”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa presidiu à Eucaristia no terceiro e último dia da Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz com as pessoas em situação de sem-abrigo, tendo convidado à conversão do olhar.

 

“Convertemos o nosso olhar à simplicidade de Deus”, desafiou D. Manuel Clemente, no final da celebração, em declarações à Vatican News. Na cantina da Universidade de Lisboa, no Domingo 23 de dezembro, o Cardeal-Patriarca participou nesta Festa de Natal, assegurando ter “um olhar muito positivo” sobre a instituição tutelada pelo Patriarcado. “Acompanho diretamente a Comunidade e Vida e Paz, uma obra da Diocese de Lisboa”, garantiu. D. Manuel Clemente vê neste esforço “muitos sinais de esperança e muito mais do que parecem”, porque, como diz, “a simplicidade é assim, não é para se pôr em bicos de pés, mas quem estiver nas comunidades cristãs em geral, nas famílias cristãs, quem estiver atento, vê todos os dias sinais do Evangelho, e é isso que sustenta o mundo”.

No final da Eucaristia, o presidente da Comunidade Vida e Paz, diácono Horácio Félix, chamou a atenção para a forma como são tratadas estas pessoas fragilizadas na sua pobreza, desafiando a “deixar de chamar ‘sem abrigo’ e passar a dizer ‘pessoas em situação de sem abrigo’”, uma mudança “que não é apenas semântica”.

 

Ano melhor

O primeiro dia da 30ª Festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo, a 21 de dezembro, ficou marcado pela presença do Presidente da República, que deixou uma mensagem de esperança para “que o próximo ano seja um bocadinho melhor”. “Desejar um bom Natal a todos, dentro do que é possível, sabendo como é difícil a vossa vida. Que seja dentro disso o melhor Natal possível para vocês, para aqueles que são queridos, com quem vivem, os vossos familiares”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República percorreu as várias áreas da festa, vestiu a camisola da Comunidade Vida e Paz e conversou com os convidados da festa e os voluntários na cantina da Cidade Universitária.

Nos três dias da Festa de Natal com as pessoas em situação de sem-abrigo, “a área da cidadania totalizou 334 atendimentos, sendo o serviço da Segurança Social o mais requisitado pelos convidados”, refere a instituição. “Graças ao contributo de mais de 1.400 voluntários, a Festa recebeu 1.325 convidados a quem foram servidas 3.130 refeições ao longo dos dias 21, 22 e 23 de dezembro”, acrescenta a nota, sublinhando que “a área da saúde, nascida pela iniciativa de estudantes de Medicina que são atualmente médicos, somou 658 atendimentos que se traduziram em vacinação, rastreios, consultas e primeiros socorros”. De salientar, ainda, que “71 pessoas recorreram aos técnicos da Comunidade Vida e Paz a solicitar apoio”. “Este acompanhamento pode ser a diversos níveis, sendo o principal objetivo retirar as pessoas em situação de sem-abrigo da rua”, frisa o comunicado.

A 30ª Festa de Natal marcou o início da celebração do 30º aniversário da Comunidade Vida e Paz no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

fotos por Vatican News e Comunidade Vida e Paz
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES