Lisboa |
Organizado pela Cáritas Diocesana de Lisboa e Caritas Paroquial de Alcobaça
Cinco jovens da Cáritas de Alsácia fizeram voluntariado em Alcobaça
<<
1/
>>
Imagem

Trabalharam em hortas comunitárias, estiveram com os idosos e realizaram visitas culturais. Cinco jovens (três raparigas e dois rapazes) da Cáritas de Alsácia, em França, acompanhados de uma responsável, estiveram em missão de voluntariado em Alcobaça, desde 4 de julho e ao longo de dez dias.

“Fazer alguma coisa pelas pessoas em Portugal, por comunidades e organizações”, foi a razão que trouxe cinco jovens franceses ao nosso país. Pela mão da Cáritas Diocesana de Lisboa, os jovens estiveram uma semana e meia em Alcobaça, para um programa de voluntariado que teve “uma dimensão cultural, ambiental, espiritual e histórica muito forte”, de acordo com um comunicado. “Levar os jovens a viver o seu voluntariado em Alcobaça surgiu, como ideia, no seguimento do que a Semana Nacional Cáritas deste ano tinha conseguido ser e realizar nesta paróquia. A criação de uma Cáritas Juvenil nesta localidade, face à quase total ausência de jovens com fortes e contínuas ligações à Cáritas Portuguesa e Cáritas Diocesanas, tinha sido uma das maiores conquistas da Semana Nacional, mas a precisar necessariamente de estímulos fortes, para que o entusiasmo dos dias não esmorecesse, e por fim se apagasse. O voluntariado dos jovens da Cáritas de Alsácia poderia também servir perfeitamente este propósito. No final, esta ação só se tornou de todo possível, porque a extraordinária Caritas Paroquial de Alcobaça lhe serviu de alicerce, de suporte inabalável”, refere a nota.

 

Mundo desconhecido

Os jovens chegaram a Alcobaça no dia 4 de julho, transportados pela Cáritas de Lisboa, e no dia seguinte já estavam na horta comunitária, para colherem mais de 200 alfaces, que viriam depois a ser distribuídas pelas quatro organizações gestoras do projeto. Mas o seu voluntariado estava pensado para ir muito mais além da manutenção da horta e o apoio aos idosos do Lar da Misericórdia foi, nas palavras de Annick Gasser, responsável da Cáritas de Alsácia, “uma descoberta, um mundo totalmente desconhecido, e, por conseguinte, de difícil abordagem”. “Ajudar alguém a comer, a deitar-se… levou-nos a refletir sobre o envelhecimento e a dependência e a saber aproveitar a vida”, salientou esta responsável.

Esta iniciativa teve também uma componente lúdica e cultural e, fora das horas de voluntariado dadas à horta e às organizações da terra os jovens, os jovens franceses visitaram o Mosteiro de Alcobaça, a cidade da Nazaré, ouviram a história de Aljubarrota e foram, ainda, a Fátima, “um local que os jovens queriam muito visitar”, aponta o comunicado.

Depois de Alcobaça, os cinco jovens têm em agenda visitar Lisboa e depois o Porto, de onde regressam a França, no dia 20 de julho. “É a primeira vez que vêm a Portugal, e parecem encantados. Apreciaram muito a gentileza e a generosidade da Cáritas de Alcobaça e o facto de ali terem encontrado muita gente que falava o francês, permitindo “a partilha”, nas palavras de Annick”, garante a nota.

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES