Lisboa |
Missão Vicarial, na Paróquia da Ramada
“Ir ao encontro da vida concreta das pessoas”
<<
1/
>>
Imagem

Foi um momento de Igreja “muito forte, muito bom e sério”, que convidou a paróquia “a sair e a ir ao encontro da vida das pessoas”. É desta forma que o pároco da Ramada, padre Jorge Sobreiro, descreve a XIII Missão Vicarial, que decorreu de 11 a 18 de março.

 

“Faço um balanço muito positivo, foi um momento de igreja muito forte, muito bom e sério. A semana tinha um tema muito engraçado – ‘Deixa a tua terra e parte’ (Gn 12, 1) – e foi a partir desta frase que construímos toda a Missão Vicarial E foi mesmo um sair, que foi muito positivo, porque não nos limitámos a fazer atividades dentro da igreja, mas procurámos sair e ir ao encontro da vida das pessoas”, explica ao Jornal VOZ DA VERDADE o sacerdote, de 38 anos.

A Missão Vicarial da Vigararia de Loures-Odivelas percorre, anualmente, uma das 14 paróquias desta vigararia. Neste ano, na Paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos da Ramada, a “grande novidade da missão foram as tendas”. “Montámos três tendas em locais específicos da Ramada, com a exposição do Santíssimo, para Nosso Senhor ir ao encontro da vida concreta das pessoas. Tínhamos sempre alguém na rua, a convidar a entrar, e as pessoas metiam conversa e iam encontrar-se com Nosso Senhor. Foi muito positivo e em duas das tendas houve mesmo muito movimento. Pude testemunhar isso mesmo, que houve gente a aproximar-se e também pessoas a perguntarem o que é. Foi engraçado, porque percebi que, mesmo num país tradicionalmente cristão, há muita gente que já não sabe o que é o Santíssimo Sacramento”, lamenta o padre Jorge Sobreiro. Outra iniciativa inovadora foram “os guiões que os cristãos levaram para tentar organizar grupos de oração e partilha nos seus prédios”. O pároco da Ramada espera ter, nos próximos dias, ‘feedback’ desta atividade. “Foram distribuídos 100 guiões e sei que houve diversos encontros, alguns com 5-6 pessoas, outros com mais, mas ainda não tive o feedback final”, assume.

Na sexta-feira, 16 de março, os jovens da vigararia tiveram um encontro que terminou com a Celebração da Palavra, por D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar de lisboa, e que “incluiu a projeção em filme dos testemunhos de Vida e Fé da Joana Carneiro, Missionária Comboniana natural da Paróquia da Póvoa de Santo Adrião, que está na Jordânia, e do futebolista Jonas, do Benfica”. No sábado, o Pavilhão Desportivo na Escola Secundária da Ramada recebeu “a grande festa da catequese da infância”, com a participação de todas as paróquias da vigararia, e no salão paroquial decorreu a festa da catequese da adolescência. “A Eucaristia, presidida pelo padre Tiago Neto, reuniu cerca de 2000 pessoas no pavilhão”, frisa o pároco. Ainda neste dia teve lugar a Via-Sacra, nas ruas da Ramada, “em que Cristo era o Círio, portanto uma vela, que ia sempre à frente”. Da Missa de encerramento da Missão Vicarial, no Domingo, 18 de março, presidida por D. Nuno Brás, o padre Jorge destaca “a elevada participação da comunidade, bem como a presença de muitos sacerdotes da vigararia”.

Leia o testemunho do pároco da Ramada, padre Jorge Sobreiro, acerca da Missão Vicarial.

 

__________________


“Deixa a tua terra e parte” (Gn 12, 1)

 

A Paróquia da Ramada acolheu a XIII Missão Vicarial na semana de 11 a 18 março 2018 sob o tema “Deixa a tua terra e parte” (Gn 12, 1).

Era enorme o desafio a que se propunha a Vigararia Loures-Odivelas, esse desafio de levar a Alegria do Evangelho a todos, como nos pede o Papa Francisco, no sonho de, como Abraão seguir a proposta de Deus, essa proposta de Amor, de saída de nós mesmos, dos nossos comodismos mornos, de irmos ao encontro dos outros, mas também de encontro e ao encontro de Deus e de nós mesmos.

Na analogia a Abrãao, numa postura de saída e de frescura na ação evangelizadora e da nova evangelização a que a Missão se propunha, foram realizadas várias iniciativas, com a Missa de Abertura no dia 11 março e de seguida com duas conferencias temáticas com jornalista Aura Miguel (testemunho de vida na sua relação com os Santos Padres) e o Padre João Lourenço (conferência sobre Abraão) nos dias 11 e 12.

Durante toda a semana tiveram lugar iniciativas de rua nas três tendas instaladas em pontos relevantes da área da Paróquia da Ramada dinamizadas pelas instituições do concelho, pelos grupos de oração, com Exposição do Santíssimo Sacramento, testemunhos, com momentos de partilha dinamizados pelos paroquianos nos seus prédios de residência; a recitação do Terço dinamizado pelo Agrupamento de Escuteiros 1242 na noite de 13 março num ambiente intimista e de introspeção antecedida por Missa celebrada pelo Dom Nuno Brás e jantar comunitário partilhado; celebração penitencial comunitária no dia 15 março.

O segundo e ultimo fim de semana de Missão coincidiu também com os momentos mais marcantes, na sexta-feira, dia 16 março, teve lugar uma grande iniciativa dinamizada pela Pastoral Juvenil de, para e com os Jovens da Vigararia que terminou com a Celebração da Palavra pelo Dom Nuno Brás que incluiu a projeção em filme dos testemunhos de Vida e Fé, do futebolista Jonas atualmente no SLBenfica e da Missionária Comboniana Joana Carneiro (natural da paróquia da Póvoa de Santo Adrião, que está na Jordânia) Esta celebração contou também com um coro de língua ucraniana e que em muito enriqueceu a celebração.

No sábado à tarde teve lugar a grande festa da catequese da infância no Pavilhão Desportivo na Escola Secundária da Ramada com a participação de todas as paróquias da Vigararia em dinâmicas como canto, representação, cartazes em torno da temática da Bíblia. Em simultâneo teve lugar no Salão Paroquial da Ramada a festa da catequese da Adolescência sob a temática: “Sair de mim mesmo”.

Ambas as festas foram muito participadas culminando na celebração da Eucaristia pelas 18h30 no Pavilhão Desportivo na Escola Secundária da Ramada com toda a catequese da Vigararia junta estimando-se que estivessem presentes cerca de 2000 pessoas e, em simultâneo, também pelas 18h30, foi celebrada Eucaristia na Igreja da Ramada igualmente participada.

Na noite de sábado teve lugar a Via-Sacra nas ruas da Ramada com a representação das estações em quadros vivos dinamizados e ensaiados pelo grupo de teatro jovem da Paróquia da Ramada.

No domingo teve lugar a Missa de Encerramento da Missão Vicarial no Pavilhão Desportivo na Escola Secundária da Ramada celebrada pelo Bispo Dom Nuno Brás que também contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara de Odivelas Dr. Hugo Martins e de mais entidades do Concelho seguida de almoço comunitário partilhado que, com a ajuda de São Pedro, pode realizar-se ao ar livre.

Deus não se cansa de nos chamar, atrair, desafiar, propor uma Vida de saída, de encontro, de acolhimento, de crescimento tanto na Fé individual, como em Comunidade.

Deus não nos promete facilidades, mas é fiel à Aliança, nunca nos abandona e sempre nos acolhe. Esta Missão foi exemplo destas dificuldades inerentes e de como Deus provê: várias foram as alterações ao programa previsto por força das condições meteorológicas, mas tudo correu como Deus quis, e quis Deus que todas as incitativas tivessem ampla participação e eco na Comunidade.

Ninguém é Cristão sozinho, juntos somos Comunidade, juntos somos Corpo de Cristo, juntos somos mais e juntos, unidos, somos a Alegria do Evangelho, o Amor feito gente.

Não posso terminar sem deixar uma palavra de profundo agradecimento e reconhecimento a todos quantos se empenharam incansavelmente para que a Missão fosse levada a bom porto apesar do agitado mar em que vivemos, destes tempos repletos de desafios, tanto da Comunidade da Ramada como das demais paróquias da Vigararia, da Pastoral Juvenil, Catequética, da Família, Social, como de todas as entidades envolvidas, com especial reconhecimento pelo apoio prestado pela Câmara Municipal de Odivelas.

Foi com grande animo e entusiamo que vivemos esta semana de Missão Vicarial e é com o mesmo ânimo que queremos continuar a sair em Missão para levar a Alegria do Evangelho a todas as periferias.

 

Pe Jorge Sobreiro

texto por Diogo Paiva Brandão; fotos por Paróquia da Ramada
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES