Vocações |
Da Palavra Nasce a Vocação
“Tu amas-me” (Jo 21, 15)
<<
1/
>>
Imagem

Cada história com Jesus é pessoal e única, porque é uma relação que se vai construindo em liberdade, em busca, em desejo, com dúvidas e medos, mas tendo como base o amor.

 

Chamo-me Rita, nasci e cresci nos Açores - ilha Terceira, e desde cedo conheci Jesus. Na altura via-O como Alguém distante, bem longe de mim. Aos poucos fui percebendo que podia ir falando com Jesus, e Ele passou a ser um Amigo. Já não estava distante, mas estava sobretudo para me socorrer dos perigos, era o “bombeiro” que me vinha ajudar nos momentos difíceis e dolorosos.  Este Amigo, foi-se tornando o meu ‘grande Amigo’, onde o tempo nunca era suficiente para estarmos juntos. Dentro de mim havia o desejo de fazer como Pedro e os primeiros discípulos que deixaram as redes e seguiam-No (Mt 4,20).

Neste seguimento foram muitas as viagens: idas a Taizé, peregrinações a pé a Fátima, missões em São Tomé e em Portugal, mas também vivências quotidianas, atividades e grupos na paróquia do Parque das Nações, maiores momentos de oração, de intimidade com Jesus, maior frequência do sacramento da Eucaristia e o acompanhamento espiritual.

O tempo ia passando, Jesus ia-me perguntando como a Pedro, “tu amas-Me?”, e eu na minha pequenez, ia respondendo – ‘Sim Senhor, Tu sabes que eu Te amo’. Este amor foi crescendo, ganhando forma, tornando-se mais vital, o que me levou a entrar no postulantado da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima. Antes de entrar colocava a questão: ‘Tu queres-me a mim que sou tão pecadora?’ Era esta a mesma interrogação de Pedro no lava-pés: “Senhor, tu vais lavar-me os pés? (Jo 13, 6)” Sentia-me amada, um amor verdadeiro, transparente, sem precisar de disfarces ou aparências. Com Ele, podia ser eu mesma, e era assim que Ele me amava.

Fiz o postulantado e o noviciado e ao fim de pouco mais de 3 anos, consagrei-me ao Senhor pela profissão dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência, no passado dia 12 de fevereiro, dia que se comemorava o 141º aniversário de nascimento da nossa fundadora, Luiza Andaluz, que hoje é reconhecida pela Igreja como venerável.

Foi o selar de uma aliança com Aquele que foi fazendo esta história comigo e que agora é com um Amor Ágape, total, despojado, desejando responder como Luiza Andaluz, “quero ser Tua e só Tua, no tempo e na eternidade.”

São muitos os desafios de viver hoje como religiosa, onde a sociedade retirou Deus e a nossa missão é levá-Lo no dia a dia, de forma a levar as pessoas à comunhão com Deus. Esta é uma dimensão do nosso carisma que me encanta e ao mesmo tempo incita a viver a minha vocação, certa de que se a “vontade Divina for guia e farol das nossas vidas, não haverá perigo de errarmos caminho (Luiza Andaluz).”

 

Ir. Mª Rita de Ornelas Neves

 

_______________

 

Geocaching Vocacional

Congregação do Santíssimo Redentor (CSsR)

 

SOMOS uma congregação missionária fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, em 1732, em Nápoles - Itália. Constituímos uma família numerosa de padres, diáconos, irmãos e leigos associados ao serviço do anúncio da abundante redenção.

ESTAMOS presentes em mais de 80 países. Em Portugal formamos comunidades missionárias em Vila Nova de Gaia, Porto, Guimarães, Castelo Branco, Lisboa, Damaia e Lagos.

CONTINUAMOS, a exemplo de Jesus Cristo Redentor, a pregar aos pobres e abandonados espiritualmente a Palavra de Deus, como Ele disse: enviou-Me a evangelizar. Os Redentoristas têm na Igreja, como sua principal missão, a proclamação explícita da palavra de Deus para a conversão fundamental. Quando chegar a hora e o Senhor lhes abrir a porta da palavra (Cl 4,3), os Redentoristas, sempre prontos a dar Testemunho da Esperança que neles existe (1Pd 3,15), completando o testemunho tácito da presença fraterna com o testemunho da Palavra, anunciam confiantes e constantes o Mistério de Cristo (Act 4, 13.29.31) - Constituição 10, CSsR.

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está, desde sempre, associado aos Redentoristas. Foi entregue à Congregação pelo Papa Pio IX, em 1865, juntamente com este pedido: “Fazei-a conhecida em todo o mundo”.

A Congregação realiza hoje a sua missão extraordinária na Igreja e no mundo atendendo às urgências pastorais através:

• da Pregação de Missões, semanas de evangelização, cursos de formação, retiros, reflexão teológica e espiritual

• do CER, Centro de Espiritualidade Redentorista, em colaboração com leigos que partilham o carisma da missão redentorista (www.cssr.pt/cer)

• da revista Miriam, facebook, blogues e outros meios de comunicação social (www.cssr.pt/revistas)

• do apoio pastoral aos emigrantes, de língua portuguesa, na Suíça (www.zh.missaocatolica.ch)

• da ação Pastoral Missionária em paróquias das dioceses de Lisboa, Porto, Braga, Castelo Branco e Algarve.

• da ação social promovendo a dignidade das pessoas, respondendo às suas necessidades e cuidando a sua missão espiritual, sobretudo no Centro de Caridade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Porto e no Centro Social Padres Redentoristas na cidade de Castelo Branco (www.perpetuo-socorro.pt e www.cspadresredentoristas.pt)

 

 Sentes inquietação? Desejas seguir Jesus Cristo Missionário? Pensa

Vem fazer parte da família dos Missionários Redentoristas. Se queres conhecer melhor a Vida dos Missionários Redentoristas, contacta-nos: pvredentor@hotmail.com, https://www.facebook.com/www.vocacoescssr.pt, www.cssr.pt - tel. 217 222 270

 

_______________ 

 

ACONTECEU

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a casa provincial das Filhas de Maria Auxiliadora no Monte Estoril, tornou-se o Monte Tabor das jovens e animadoras, que participavam no ‘Mais Além’, e que tinha como tema “Fazei tudo o que Ele vos disser”.  “Auxiliadas por Maria, Mãe e Discípula, mulher de discernimento, fomos aprofundando o nosso próprio caminho. E assim, caminhando com Maria até à cruz, fomos desocupando o coração para acolher a vida de Deus. Uma vida que na fidelidade do Senhor, podemos assumir em plenitude!”

 

_______________

 

AGENDA

6 de março – Terça.com* Vocação… para Rapazes (>18)

13 de março – Terça.com* Vocação… para Raparigas (>18)

20 de março – Terça.com* Namorados (>16)

24 a 26 de março – Estágio do Pré-Seminário (rapazes, 7º e 8º anos)

3 a 6 de abril – Campanário do Pré-Seminário (rapazes, 9º a 11º anos)

4 a 7 de abril – Luzeiros da Páscoa (raparigas, 7º ao 9º anos)

4 a 7 de abril – Luzeiros da Páscoa (raparigas, 10º ao 12º anos)

(inscrições através do email vocacoesxpto@gmail.com)

 

* o que são as terças.com?

Todas as terças na Igreja de Nª Srª de Fátima (Av Berna) temos para ti uma proposta diferente. Aprofundar a vocação, viver como caminho o tempo de namoro, um tempo de oração. Em cada semana um diferente desafio. Esta é uma proposta do Sector da Animação Vocacional, do Sector da Juventude e o do Sector da Pastoral Universitária do Patriarcado de Lisboa. Para jovens a partir dos 18 anos. Os encontros começam às 21h30!

textos pela Pastoral das Vocações
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES