Lisboa |
Especial
Apresentação geral da nota para a receção do capítulo VIII da Exortação apostólica pós-sinodal 'Amoris Laetitia'
<<
1/
>>
Imagem

A Nota lida e comentada na Reunião de Vigários do Patriarcado de Lisboa de 6 de fevereiro recolhe passagens de três documentos – do Papa Francisco, dos Bispos da Região de Buenos Aires e do Cardeal-vigário de Roma – sobre o acompanhamento, discernimento e integração a prestar aos casais que não vivem em matrimónio sacramental. Como síntese que é, deve ser tomada na totalidade e pede a leitura dos documentos na íntegra, para que cada citação seja plenamente entendida. A Quaresma que iniciamos dá-lhe particular oportunidade.

Quanto ao acompanhamento, todos requerem o que lhes é devido da parte dos pastores e das comunidades: delicadeza e respeito, proximidade e estímulo espiritual.

Quanto ao discernimento, acolha-se a realidade de cada caso, no respetivo percurso e nas suas possibilidades e disposições. As propostas a fazer tanto terão em conta, como poderão suscitar, a disponibilidade de cada casal em ordem à concretização do ideal matrimonial cristão (discernimento dinâmico). 

Quanto à integração, requer-se o reconhecimento e a promoção do seu lugar de batizados na Igreja de todos, com os talentos que Deus distribui a cada um e as ações correspondentes à situação pessoal.

Nestes casos, como em quaisquer outros na Igreja de Cristo, ninguém julga ninguém e todos estimulamos todos para nos adequarmos sempre mais e melhor à absoluta fidelidade de Deus. A isso mesmo nos levará a sua Graça.

 

13 de fevereiro de 2018

+ Manuel, Cardeal-Patriarca    

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES