Lisboa |
‘Guia de leitura, estudo e reflexão da Exortação Verbum Domini do Papa Bento XVI’
“Se levarmos a Palavra, a Palavra permanece”
<<
1/
>>
Imagem

“Alimentar grupos de leitura e de reflexão”, à semelhança do Sínodo Diocesano 2016, foi o desejo do Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL) com a publicação do ‘Guia de leitura, estudo e reflexão da Exortação Verbum Domini do Papa Bento XVI’. Através de um tratamento “não exaustivo” do documento, este contributo pretende tratar “os pontos com mais impacto” no Programa Pastoral Diocesano 2017-2018.

 

A publicação do ‘Guia de leitura, estudo e reflexão da Exortação Verbum Domini do Papa Bento XVI’, da autoria do padre Ricardo Figueiredo, pretende ser um instrumento que ajude os cristãos a trabalhar o tema do ano pastoral 2017-18, ‘Fazer da Palavra o lugar onde nasce a fé’. O documento do Papa Emérito foi a base da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho), do Papa Francisco, publicada em 2013, e “inspiração básica do nosso Sínodo Diocesano”, lembrou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na carta aos diocesanos no início deste ano pastoral.

Para o Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL), este guia de leitura vai “buscar os pontos que mais impacto têm no do nosso programa pastoral diocesano, sem ser exaustivo no tratamento da exortação”, refere o padre Nuno Tavares, secretário da direção do IDFC-PL. “Era nosso desejo alimentar grupos de leitura e de reflexão, à semelhança daqueles que foram os grupos do Sínodo Diocesano 2016. A nosso ver, o livro tem três mais valias: a primeira, é o facto de ser uma abordagem simples e altamente pedagógica; a segunda, o tamanho da letra é grande e, por isso, ótima para leitura; a terceira, é o facto de ter uma proposta de trabalho para ajudar a sedimentar aquilo que se leu. Claro que não substitui a leitura de toda a exortação de Bento XVI, mas é um ótimo apêndice”, classifica o padre Nuno, lembrando que esta publicação “funciona bem” para consulta em grupos, “até porque a Bíblia foi escrita para ser escutada e não só para ser lida”.

 

Documento profético

O documento de Bento XVI que foi publicado dois anos após ter terminado o Sínodo sobre a Palavra de Deus, que decorreu em 2008, “é um documento muito cuidado que o Papa procurou conjugar o máximo possível, não só com o que saiu da assembleia sinodal, mas também com o diálogo inter-religioso que surgiu, sobretudo com os judeus. De tal modo que existe um comentário de um rabino que disse que, pela primeira vez, víamos a Igreja Católica a tratar bem o Antigo Testamento. Pela primeira vez também muitos católicos perceberam que aquela é a nossa herança, que é a nossa tradição, a nossa história, que nós estamos ali. Por tudo isso, trata-se de uma Exortação Apostólica importantíssima”, garante este responsável, salientando o facto de este documento quase ter “ficado no esquecimento”, não fossem alguns documentos papais, tais como a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, terem-no como base da sua redação.

A Palavra de Deus acabou por ser um dos temas predominantes no Concílio Vaticano II. A Constituição Dei Verbum (Palavra de Deus) “abriu as portas” para um maior entendimento das escrituras, na Igreja. Segundo o padre Nuno Tavares, “a Igreja não fez bem ao não preparar as pessoas para lerem a Bíblia. Uma falta de preparação é terrível”, salienta este responsável, garantindo que a constituição conciliar acabou por se tornar “profética” para os tempos que viriam. Na Verbum Domini, Bento XVI esclarece, em três âmbitos, o lugar da Palavra de Deus. “A Palavra de Deus em si mesma; a Palavra de Deus na Igreja; a Palavra de Deus para o mundo. É curioso porque este mesmo percurso faz com que seja como um sino a ressoar mas com notas diferentes, numa grande harmonia”, sublinha o padre Nuno Tavares.

 

Palavra cumprida

Para uma “Igreja em saída” – tantas vezes desejada pelo Papa Francisco –, não basta levar “apenas uma alegria circunstancial”, defende este membro do IDFC-PL. “A alegria vem sempre do encontro com o Ressuscitado. E o encontro com o Ressuscitado não é apenas o encontro com Alguém que ressuscitou mas com Alguém que cumpriu a Palavra, Alguém em quem a Palavra se fez totalidade, Alguém em quem a palavra foi levada até às últimas consequências. Corremos o risco de levar muitas coisas que são como fogo-de-artifício, que depressa passam. A Palavra não! Se levarmos a Palavra, a Palavra permanece. Sem sabermos o que levamos, levamos muito pouco”, advertiu este sacerdote, de 43 anos.

“Formar para a Missão, na Igreja de Lisboa” é um dos objetivos do IDFC-PL. Para o ano pastoral 2017-18, para além das formações habituais que já têm uma “grande componente bíblica”, o Instituto preparou módulos assentes na Lectio Divina (ver caixa) e está a promover, em ligação com as vigararias, a formação de formadores dos leitores. “É um dos pontos que o nosso Patriarca referiu na carta que nos dirigiu no início deste novo ano pastoral”, lembra.

Sem conseguir contabilizar o número certo de participantes nos módulos formativos nas paróquias, o padre Nuno Tavares assegura que estão inscritos mais de 380 alunos na formação de três anos. “Apesar do tema ser dedicado à ‘Palavra de Deus’, o objetivo do ano é a fé, ou seja, ‘Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé’. A fé é um dom de Deus e nós recebemo-la através do ouvido, através da proclamação, através do anúncio. Sem dúvida nenhuma que este pode ser um contributo dos mais importantes”, aponta este sacerdote.

 

Transmissão

‘De que forma é que a Palavra se pode tornar mais eficaz na vida dos jovens, na vida toda a Igreja?’. Esta seria a “pergunta de 1 milhão de dólares”, graceja o padre Nuno Tavares, admitindo não ter a resposta imediata. No entanto, o sacerdote partilha um dos momentos em que se deixou interpelar pela Palavra de Deus na sua vida. “O que mais me marcou foi quando comecei a perceber que, por exemplo, o Novo Testamento tinha sido redigido no meio de situações muito complicadas. Eles estavam a ser perseguidos, eram pobres, andavam de um lado para o outro, estavam a ser mortos alguns, e mesmo assim fizeram um esforço imenso para escrever algumas linhas. Quando comecei a perceber isto, ‘abordei-me’ deles de outra maneira, com outra liberdade, com outra capacidade de acolhimento. Na transmissão da Palavra, talvez os problemas não sejam os textos. Conta a forma como nós a apresentamos”, afirmou o sacerdote, exemplificando com o ‘Passo a rezar’ (www.passo-a-rezar.net) que é uma “ajuda extraordinária para fazer chegar a Palavra, para a pôr em prática e tirar as consequências”.

 

O ‘Guia de leitura, estudo e reflexão da Exortação Apostólica Verbum Domini, do Papa Bento XVI’, da autoria do padre Ricardo Figueiredo e publicado pela Paulus Editora, em colaboração com o Instituto Diocesano da Formação Cristã, tem o custo de 7,5¤ e está à venda na Livraria Nova Terra, no Patriarcado de Lisboa (218810568) e em http://paulus.pt/guia-de-leitura-estudo-e-reflexao.

 

 

_______________


O que é a Lectio Divina?

Lectio Divina é a Leitura Orante da Palavra de Deus. É um método de oração, reflexão e contemplação que pode ser realizado através dos seguintes passos:

 

1. Statio

Este é o momento da preparação interior e exterior. Nele importa tanto o tempo e o espaço: deve-se escolher a hora de início e a duração, assim como um local que garanta o conforto e a solidão necessários. É a etapa do silêncio.

 

2. Lectio

A leitura deve ser lenta e por camadas. Mais do que ler é trabalhar o texto, como um mineiro. A atitude do leitor deve ser de busca ativa pelo sentido do texto, colocando os meios necessários para que a compreensão se dê o mais plenamente possível, dos quais é imprescindível o estudo e a análise crítica.

 

3. Meditatio

O diálogo começa. Permito que Deus, pela Sua palavra, me fale. Consinto que o texto me invada e me inunde da sua profundidade, numa atitude de escuta humilde e ativa, num processo de «mastigação» da Escritura. Na meditatio a inteligência e a afetividade confluem na interação com o texto, que me interpela e pede reações interiores.

 

4. Contemplatio

Eu falo a Deus. Esta etapa implica um estado de docilidade ao Espírito e uma experiência de amor mútuo ao Senhor. Abandona-se o texto físico e a vida concreta, uma vez que anteriormente, ambos se leram um ao outro. As palavras, sejam elas de intercessão, arrependimento ou de louvor, vão cessando e dão lugar à adoração pura, silenciosa ou quase silenciosa.

 

5. Discretio

O discernimento é uma atitude constante ao longo do percurso da leitura, meditação e contemplação, mas este é o momento da síntese. Depois do «cume da montanha», retomo as minhas circunstâncias pessoais, em geral e especialmente de situações que requerem uma determinação moral da minha parte.

 

6. Collatio

Neste degrau da Lectio Divina cada um coloca em comum o que buscou ativamente e o que recebeu de Deus, bem assim o próprio percurso da oração. (...) Significa colocar-se em face da leitura do outro para que a leitura pessoal se possa conferir, iluminar e enriquecer.

 

7. Actio

A Palavra penetra e metamorfoseia o meu quotidiano. Ela conduz-me à experiência da fidelidade, da persistência e dos seus opostos. Ela está estreitamente ligada à discretio. A Palavra acompanha-me, intromete-se nas minhas rotinas, nas minhas certezas, nos meus comportamentos e nas minhas relações.

 

_______________


IDFC-PL disponibiliza desdobráveis formativos

O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa publicou também dois desdobráveis, dedicados à Palavra de Deus. O primeiro, ‘A Bíblia – Um tesouro a descobrir’, apresenta um conjunto de perguntas, respostas e sugestões para conhecer melhor o livro mais lido do mundo. O segundo, ‘Como ler os Evangelhos’, fundamenta a origem dos Evangelhos e orienta a leitura dos textos. Ambas as publicações apresentam sugestões para outros subsídios relacionados com o tema. Os desdobráveis estão disponíveis, de forma gratuita, no IDFC-PL (Rua Camilo Castelo Branco, nº. 4, Lisboa 1150-084).

 

_______________


Próximas formações

O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa vai iniciar, no próximo dia 6 de novembro, dois módulos formativos, dedicados à Palavra de Deus: ‘Introdução à Leitura Orante da Palavra’, na igreja de Algueirão, e ‘Os quatro Evangelhos – Descubra as diferenças’, na igreja de São Julião da Barra.

Informações: 213558026; http://idfc.patriarcado-lisboa.pt; idfc@patriarcado-lisboa.pt

texto e fotos por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES