Lisboa |
III Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura
“Património cultural da igreja é herança que exige respeito e responsabilidade”
<<
1/
>>
Imagem

"Património Moderno da Igreja" é o tema da III Jornada de Liturgia, Arte e Arquitetura que vai decorrer no próximo dia 14 de outubro, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa. “Talvez porque a origem da noção de património esteja ligada à de herança, é normal que a palavra nos sugira ‘propriedade de coisa antiga’. Se o Evangelho que nos chega por herança, é totalmente incompatível com qualquer noção de ‘propriedade’, já o riquíssimo património cultural da igreja, material ou imaterial, é herança que lhe está entregue e lhe exige respeito e responsabilidade a que não pode furtar-se”, lê-se num comunicado apresenta esta jornada.

A iniciativa que é organizada pela Ordem dos Arquitetos, vai contar com a presença de vários especialistas, tais como a historiadora e presidente do Centro Nacional da Cultura, Maria Calado, e a arquiteta e presidente da organização Docomomo International, Ana Tostões. A sessão de abertura, às 10h00, será realizada pelo cónego António Janela, pároco da igreja do Sagrado Coração de Jesus. Pelas 11h30, está previsto o painel “Responsabilidade Pastoral e Cultural da Igreja enquanto fiel depositária”, apresentado pelo padre António Pedro Boto de Oliveira, do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa. Pelas 18h00, vai ser projetado o filme “Sagrado”, da autoria de Nuno Grande, com uma entrevista ‘in loco’ aos arquitetos autores do projeto da igreja do Sagrado Coração de Jesus, Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira. Inscrição e mais informações: www.arquitectos.pt/liturgia

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES