Lisboa |
35ª Bênção de Finalistas Universitários de Lisboa
“Se possuímos dons diferentes é para os colocarmos ao serviço do mundo”
<<
1/
>>
Imagem
Video

Os cerca de quatro mil finalistas de 46 escolas de Ensino Superior de Lisboa foram desafiados por D. Nuno Brás a colocar os dons ao serviço dos outros. Na 35ª Bênção de Finalistas Universitários de Lisboa, que teve lugar na manhã do passado dia 20 de maio, na Alameda da Universidade, o Bispo Auxiliar de Lisboa lembrou ainda os estudantes universitários que “todos vos olham com esperança”.

 

“Pobre daquele que vive apenas para si mesmo e que usa o saber que adquiriu apenas em seu proveito. Nunca perceberá a felicidade do que significa servir, ajudar, fazer o bem. Nunca perceberá que só encontramos a maior riqueza do mundo quando ajudamos os outros. Quando nos importamos com eles. Se possuímos dons diferentes é para os colocarmos ao serviço do mundo”, alertou D. Nuno Brás, na homilia da bênção que juntou mais de 40 mil pessoas, reforçando: “Estamos conscientes de que no tempo presente nem sempre é fácil para um jovem finalista encontrar rapidamente uma profissão dentro do seu saber. Estamos conscientes de que neste mundo globalizado, muitos vão apenas encontrá-la fora do nosso país, longe dos seus. Mas, onde quer que seja, tudo o que fizermos sirva para o bem daqueles que estão próximos e para o bem de toda a humanidade. Não nos esqueçamos dos outros, do outro que está ali ao nosso lado. Sem ele, somos ninguém”.

 

Gratidão

O Bispo Auxiliar de Lisboa, que nesta celebração representou o Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, convidou ainda os finalistas universitários “a três atitudes essenciais” – “alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração” – e apelou a um gesto de agradecimento às “vossas famílias” por “todos os sacrifícios” e “todos os gestos de amizade”, e “um pensamento de gratidão para com Deus”. “A Ele que vos deu inteligência, capacidade, vontade, sabedoria. Num momento de silêncio, agradeçamos-lhe o caminho até agora percorrido, e disponhamo-nos, com os nossos diferentes dons, a continuar na Sua procura e no serviço de todos os que necessitam”, referiu D. Nuno Brás.

 

________________


Cardeal-Patriarca: “Alcançar o bem de todos com os talentos que dá a cada um!”

Presente em Roma, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, não pôde participar na 35ª Bênção de Finalistas Universitários de Lisboa mas enviou uma mensagem onde garante orações pelos estudantes. “Por razões de serviço fora do País, não posso estar na vossa Bênção, como costumo todos os anos e com muito gosto. Estais vós presentes na minha oração, neste dia em que peço especialmente a Deus que vos ilumine e acompanhe na feliz realização das vossas vidas e melhores projetos. Mas, ainda mais e melhor do que ser Deus a abençoar os vossos projetos, é pedir-Lhe um grande coração e a maior disponibilidade para cumprir o ‘projeto’ que Ele próprio tem para cada um. Na verdade, só Deus conhece inteiramente o nosso coração e só Ele sabe o que espera de nós”, escreveu D. Manuel Clemente, numa mensagem que foi lida no início da celebração. No texto, o Cardeal-Patriarca sublinha ainda que “não há maior bênção do que aceitar e cumprir a vontade Deus, como fez e nos ensina a fazer Nossa Senhora”. “E a vontade de Deus é alcançar o bem de todos com os talentos que dá a cada um! Deus vos abençoe sempre!”, termina a mensagem.

 

________________


Fotos: AQUI

fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES