Lisboa |
Páscoa da Comunidade Católica Angolana em Lisboa
Com o olhar no 1º Congresso Eucarístico Nacional de Angola
<<
1/
>>
Imagem

O Arcebispo Metropolita da Arquidiocese do Huambo, em Angola, D. José de Queirós Alves, presidiu à Festa da Páscoa da Comunidade Católica Angolana em Portugal (CCAP), que decorreu no passado dia 30 de abril, Domingo III da Páscoa, na Igreja Paroquial da Madalena, em Lisboa.

 

O evento foi grande, pois nele se concentraram vários acontecimentos que marcaram a celebração: a Comunidade reviveu a Vigília Pascal, pois acolheu, na celebração, um dos seus irmãos catecúmenos que, depois de uma caminhada espiritual mistagógica de preparação, recebeu os Sacramentos de Iniciação Cristã. Foi o pequeno José Alberto Mendes Moreira, de apenas 10 anos de idade; a Comunidade celebrou ainda os trinta anos de Matrimónio do casal Elisa e Lázaro.

Na sua mensagem, o Arcebispo do Huambo lançou um vivo convite aos angolanos em Portugal para acompanharem e viverem o 1º Congresso Eucarístico Nacional de Angola que será celebrado na Arquidiocese do Huambo, de 12 a 18 do próximo mês de junho, para o qual o Papa Francisco nomeou D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, como seu enviado especial. O desafio lançado aos angolanos vem de uma inspiração do Evangelho deste Domingo sobre a experiência dos discípulos de Emaús. Este é o tema central do Congresso: ‘Reconheceram-n’O ao partir do pão’ (Lc 24,31). Por isso, D. José de Queirós Alves considerou que, “durante o Congresso, Emaús será em Angola, mais especificamente na Arquidiocese do Huambo”. Deste modo, os angolanos da diáspora lusitana são chamados a acompanhar e a unir-se, mesmo de longe, ao Congresso que é uma extraordinária experiência da devoção à Eucaristia que perpetua a presença do Ressuscitado no meio do Seu Povo.

texto pelo Pe. José Kambuta
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES