Lisboa |
Nota pastoral da Conferência Episcopal, por ocasião da canonização de Francisco e Jacinta Marto
Vidas dos pastorinhos desafiam Igreja à conversão
<<
1/
>>
Imagem

Francisco e Jacinta Marto são as primeiras crianças não martirizadas, na história da Igreja, a tornarem-se santas. Os Bispos portugueses, através de uma nota pastoral, destacam as vidas dos pastorinhos de Fátima como um “contínuo apelo à conversão da Igreja”.

 

A nota pastoral ‘Com Francisco e Jacinta Marto, chamados a sermos santos na caridade’ foi publicada na conclusão da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreu no passado mês de abril, em Fátima. No documento, os Bispos portugueses manifestam “júbilo” pela canonização dos pastorinhos e apontam, de forma clara, o “essencial” que se deve reter da vida de Francisco e Jacinta: “Cada um de nós é chamado a deixar-se converter à imagem da criança que se confia plenamente ao amor com que o Pai sustém a nossa vida. A confiança total e disponível com que os Pastorinhos responderam ao convite da Senhora do Rosário – «Quereis oferecer-vos a Deus?», «Sim, queremos!» – deve ser o motor da vida de todo o cristão”.

 

Vidas interpeladoras

A nota pastoral apresenta algumas características da vida dos pastorinhos, que servem de “interpelação” para toda a Igreja.

Do perfil de Francisco Marto, refere o “apelo à adoração e à contemplação” da criança. “Sempre que podia, refugiava-se num lugar isolado para rezar sozinho, passando longas horas no silêncio da igreja paroquial, junto ao sacrário, para fazer companhia a «Jesus escondido»”, como o próprio chamava à adoração, perante o sacrário. “Na sua intimidade, Francisco entrevê um Deus entristecido face aos sofrimentos do mundo, sofre com Ele e deseja consolá-lo. Salienta assim que a vida de oração se alimenta pela escuta atenta do silêncio em que Deus fala”, aponta o documento dos Bispos portugueses.

Por seu lado, o perfil de Jacinta Marto é tido como sinal de uma “singela generosidade da fé”, explícito em “pequenas coisas da sua vida simples de menina” em que “tudo entrega em dom agradecido ao coração de Deus, em favor da humanidade”, sublinha a nota pastoral. “Expressava frequentemente o desejo de partilhar o amor ardente que sentia pelos corações de Jesus e de Maria e que a fazia crescer no cuidado pelos pecadores. Todos os pequenos detalhes do seu dia, inclusive as contrariedades da sua doença, eram motivo de oferta a Deus pela conversão dos pecadores e pelo Santo Padre”, sublinha o documento.

 

Intimidade

O convite à oração a que “são insistentemente convidados pela Senhora do Rosário”, alimentando a “sede de Deus”, “interpelam assim a Igreja a rezar sem cessar, na certeza de que a eficácia da sua missão depende desta relação íntima com Deus”, refere o documento. A “vida eucarística” dos pastorinhos é também apontada como “luz para os pais, catequistas e comunidades cristãs, na missão de ajudarem as crianças a prepararem-se cuidadosamente para a primeira comunhão, a participarem na celebração e na adoração eucarística”. Apesar das suas idades, os seus exemplos são “incentivo a uma pastoral capaz de revelar, desde a infância, a beleza da vida em Deus e a exigência do compromisso que dela resulta”, menciona a nota da CEP.

Também o “cuidado dos mais frágeis” se encontra refletida na vida dos futuros santos da Igreja. “Esta é uma caraterística do seu discipulado que tem interpelado a Igreja ao longo do último século”. “Quando as próprias crianças ficaram doentes, encontraram na enfermidade um lugar de identificação com Cristo e, como Ele, ofereceram o seu sofrimento pelo bem dos outros. E foi o desejo do encontro definitivo com Nosso Senhor e Nossa Senhora que também os susteve, durante a agonia”, lembra a nota pastoral dos Bispos portugueses.

 

Família

A transmissão da vida cristã que, em Francisco e Jacinta Marto é feita através da família –“um dos sujeitos mais importantes de transmissão” –, é tida como um forte testemunho para a transmissão da fé às gerações mais novas. “A vida cristã de Francisco e de Jacinta nasce num coração infantil, pré-escolarizado, a ponto de, na aparição de 13 de junho, a Virgem lhes pedir que aprendessem a ler. (...) Como diz o Papa Francisco, «a família é o lugar onde os pais se tornam os primeiros mestres da fé para seus filhos»”, lembra ainda o documento que foi publicado por ocasião da canonização de Francisco e Jacinta Marto, pelo Papa Francisco, no próximo dia 13 de maio, no Santuário de Fátima.

 

________________


Cerimónia simples e em português

O Santuário de Fátima apresentou aos jornalistas, no passado dia 27 de abril, os espaços e as alfaias litúrgicas para as celebrações dos próximos dias 12 e 13 de maio. O padre Joaquim Ganhão, coordenador da Comissão de Liturgia da visita, referiu que não foram adquiridas quaisquer peças sacras e que vão ser usadas as que já fazem parte do património do Santuário. O cálice da celebração e a custódia que será usada na bênção dos doentes foram oferecidos ao Santuário de Fátima, em 1968 e 2011, respetivamente. Vão ser utilizados 25 cálices, no altar, e cerca de 400 píxides, para garantir a comunhão de todos os fiéis. De Roma vão chegar os paramentos que vão ser usados pelo Papa Francisco. A Missa vai ser celebrada em português, sendo a segunda leitura e a Oração dos Fiéis em línguas estrangeiras.

A cerimónia de canonização de Jacinta e Francisco Marto vai decorrer no início da celebração do dia 13 de maio, logo após o cântico de entrada e da saudação inicial. As relíquias dos dois novos santos da Igreja Católica integram a procissão de entrada da Missa, sendo colocados no altar, junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

 

________________


Lisboa assinala o centenário das Aparições

Foi colocada uma tela gigante na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, assinalando a peregrinação do Papa Francisco a Fátima, o centenário das Aparições e a canonização dos pastorinhos. A iniciativa “pretende expressar o acolhimento dos portugueses ao Papa Francisco e mobilizar para a grande peregrinação de 12 e 13 de Maio no Santuário de Fátima”, lê-se num comunicado do Turismo > Patriarcado, que acolheu a iniciativa “promovida por um grupo de leigos”. A tela vai estar montada até ao dia 15 de maio.

 

________________


Programa da Peregrinação do Papa Francisco ao Santuário de Fátima

 

12 DE MAIO

14h00 - Partida do Aeroporto de Roma/Fiumicino para Monte Real (hora local)

16h20 - Chegada à Base Aérea de Monte Real e Cerimónia de Boas-Vindas

16h35 - Encontro privado com o Presidente da República, na Base Aérea de Monte Real

16h55 - Visita à Capela da Base Aérea

17h15 - Deslocação em helicóptero para o Estádio de Fátima

17h35 - Chegada ao Estádio de Fátima e deslocação para o Santuário em viatura aberta

18h15 - Visita à Capelinha das Aparições

21h30 - Bênção das velas, na Capelinha das Aparições e Recitação do Santo Rosário

 

13 DE MAIO

09h10 - Encontro com o Primeiro-Ministro

09h40 - Visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

10h00 - Santa Missa no Recinto do Santuário

12h30 - Almoço com os Bispos de Portugal na Casa Nossa Senhora do Carmo

14h45 - Cerimónia de despedida, na Base Aérea de Monte Real

15h00 - Partida de avião da Base Aérea de Monte Real para Roma

19h05 - Chegada ao Aeroporto de Roma/Ciampino (hora local)

 

________________


ORAÇÃO

Ato de Consagração a Nossa Senhora de Fátima

 

Bem-Aventurada Virgem de Fátima,

com renovada gratidão pela tua presença materna

unimos a nossa voz à de todas as gerações

que te dizem bem-aventurada.

 

Celebramos em ti as grandes obras de Deus,

que nunca se cansa de se inclinar com misericórdia sobre a humanidade,

atormentada pelo mal e ferida pelo pecado,

para a guiar e salvar.

 

Acolhe com benevolência de Mãe

o ato de entrega que hoje fazemos com confiança,

diante desta tua imagem a nós tão querida.

 

Temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos

e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos corações.

Deixamo-nos alcançar pelo teu olhar dulcíssimo

e recebemos a carícia confortadora do teu sorriso.

 

Guarda a nossa vida entre os teus braços:

abençoa e fortalece qualquer desejo de bem;

reacende e alimenta a fé́;

ampara e ilumina a esperança;

suscita e anima a caridade;

guia a todos nós no caminho da santidade.

 

Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção

pelos pequeninos e pelos pobres,

pelos excluídos e sofredores,

pelos pecadores e os desorientados;

reúne todos sob a tua proteção

e recomenda todos ao teu dileto Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

Ámen.

 

Papa Francisco

(Praça de São Pedro, 13 de outubro de 2013)

 

________________


Acompanhe a visita do Papa, na internet

Consulte as sugestões online para acompanhar a visita do Papa Francisco a Portugal.

 

www.papa2017.fatima.pt

É o site oficial da visita do Papa Francisco a Portugal, que contém todas as informações úteis e garante a transmissão, em direto, dos principais momentos.

 

www.ecclesia.pt/fatima2017

A Agência Ecclesia preparou um dossier online com vários assuntos relacionados com o Centenário de Fátima.

 

www.protecaocivilfatima.pt

A Proteção Civil tem à disposição várias recomendações para os peregrinos que se preparam para chegar a Fátima.

 

________________


Sugestões no cinema

Neste mês mariano, marcado pela viagem do Papa Francisco a Portugal, deixamos a sugestão de três filmes que estão em exibição nos cinemas, por todo o país.

 

Francisco – O Papa do Povo

O filme sobre a vida do sacerdote argentino estreou, em Portugal, no dia 4 de maio e retrata a viagem humana e espiritual que levou Jorge Bergoglio a sucessor de Pedro. Um retrato do sacerdote jesuíta que passou pela ditadura militar na Argentina e foi um constante defensor dos marginalizados daquele país.

 

Jacinta

A partir do livro de Manuel Arouca, este filme conta com a participação de alguns dos mais conhecidos atores portugueses e mostra a vida dos três pastorinhos de Fátima, em 1917, a partir do ponto de vista de Jacinta. Está prevista a transmissão do filme durante os dias 12 e 13 de maio, na TVI.

 

Fátima

Vinhais, Trás-os-Montes, foi o ponto de partida de uma peregrinação de um grupo de 11 mulheres a Fátima e que é revelada neste filme, com as contingências próprias de uma peregrinação de 400 quilómetros. O filme ‘Fátima’ é realizado por João Canijo e está nos cinemas desde 27 de abril.

texto por Filipe Teixeira
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES