Lisboa |
Exposição ‘Mater Dei’, na Igreja da Conceição Velha, em Lisboa
Nossa Senhora inspira 25 artistas plásticos portugueses
<<
1/
>>
Imagem

É uma exposição onde estão presentes 25 obras de artistas plásticos portugueses em torno da figura de Nossa Senhora. ‘Mater Dei’ foi inaugurada no passado dia 25 de novembro, pelo Cardeal-Patriarca, e está patente na Igreja da Conceição Velha, em Lisboa, até fevereiro.

 

Obras de escultura, pintura, desenho e outras técnicas estão em exposição na renovada sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, na Baixa de Lisboa. Na mostra ‘Mater Dei’, 25 artistas contemporâneos foram desafiados a criarem peças inspiradas na figura de Maria. “No final de 2015 o Padre Mário Rui e Francisco de Noronha e Andrade bateram-me à porta. Conhecemo-nos bem, há muito trabalhamos juntos. O motivo era eloquente: estava aí o tricentenário do Patriarcado de Lisboa e logo a seguir ocorreria o primeiro centenário das Aparições de Fátima. Ou seja, duas formidáveis datas a celebrar e festejar. Lisboa é, com Veneza, a única cidade europeia distinguida com um Patriarca. Fátima é porventura o acontecimento de maior relevância do século XX português. Havia que estar à altura. «Vamos pedir aos nossos artistas plásticos que representem Nossa Senhora, como eles quiserem, como a vêem...», sugeriu o Francisco que costuma ter boas ideias e esta era. Desde tempos imemoriais que Maria é referência maior na representação do sagrado na história da cultura ocidental. São incontáveis as suas representações e infindáveis as formas e modos como pintores e escultores a deram a ver ao longo do tempo”, revela a jornalista Maria João Avillez, da comissão coordenadora da exposição, num texto de apresentação da mostra.

A ideia da exposição partiu então do padre Mário Rui Pedras e do economista Francisco de Noronha e Andrade e foi concebida e organizada por uma comissão constituída ainda por Maria da Graça Carmona e Costa (galerista), Maria João Avillez (jornalista) e Manuel Costa Cabral (curador). “Queríamos promover o regresso da ligação entre o sagrado e a arte”, esclarece o texto de Maria João Avillez.

 

Beleza

Inaugurada no passado dia 25 de novembro, a mostra ‘Mater Dei’ tem peças dos artistas Cristina Ataíde, Graça Costa Cabral, Inez Teixeira, Joana Leitão Salvador, João Jacinto, Jorge Martins, José de Guimarães, Manuel Amado, Manuel Baptista, Manuel Costa Cabral, Maria José Oliveira, Maria Pia Oliveira, Pedro Calapez, Pedro Proença, Rui Chafes, Rui Sanches, Teresa Pavão, Clara Menéres, Emília Nadal, Francisco Noronha Andrade, Graça Pereira Coutinho, Ilda David’, João Queiroz, Miguel Telles da Gama e Rui Matos, que se inspiraram em Maria, Mãe de Jesus. O pároco de São Nicolau e reitor da Igreja da Conceição Velha, padre Mário Rui, explicou, à Renascença, que não foi feito “qualquer tipo de limitação do ponto de vista nem da sua vida de fé, nem da sua orientação como artista”. Os 25 artistas convidados “procuraram interpretar plasticamente, seja pelo pincel ou seja pelas mãos, e fizeram obras de grande qualidade”, considera o sacerdote.

A exposição foi inaugurada pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e contou com as presenças, entre outros, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, com o padre Mário Rui Leal Pedras a agradecer ao município, à Santa Casa e ao Ministério da Cultura o apoio concedido para as obras de reabilitação do interior do templo, a instalação da nova iluminação e a montagem de um núcleo museológico. Manuel Costa Cabral, responsável pela exposição, sublinhou ser “importante que a exposição coloque perguntas sobre a relação entre arte contemporânea e espiritualidade”, enquanto Pedro Santana Lopes destacou a “enorme beleza” que a recuperação realizada conferiu ao templo.

O Cardeal-Patriarca de Lisboa referiu-se ao momento como “um ato inaugural humanamente preenchido”. Sobre a exposição, D. Manuel Clemente classificou-a como um lugar de “encontro do culto e da cultura”.

‘Mater Dei’ está patente em três salas da Igreja da Conceição Velha até ao dia 26 de fevereiro, seguindo depois para as galerias da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, onde vai ficar exposta de maio a outubro de 2017.

  

_________________


Exposição ‘Mater Dei’

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha

Rua da Alfândega, 1100-016 Lisboa

218870202 | 913628720 | turismo@quovadislisboa.com

Segunda a sábado, 10h-17h | Domingo 14h-17h

fotos por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES