Missão |
FEC Lança Percurso da Quaresma 2016
Repensar e Comprometer-se!
<<
1/
>>
Imagem

“A nossa fé traduz-se em atos concretos e quotidianos destinados a ajudar ao nosso próximo no corpo e no espírito”

(Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2016)


Para além da sua ação na área da Cooperação para o Desenvolvimento, a FEC – Fundação Fé e Cooperação, promove espaços de reflexão e interpelação sobre o desenvolvimento humano integral, o desenvolvimento sustentável, a promoção da justiça e cidadania global, pondo em diálogo Igreja e Sociedade Civil. Numa altura em que nos damos conta da urgência na mudança dos nossos estilos de viva em prol da sustentabilidade do planeta, iluminados pela encíclica do Papa Francisco “Laudato Sí”, o desafio que propomos para a vivência da Quaresma de 2016 é o de Repensar e Comprometer-se.

 

Repensar e comprometer-se

Estas são as duas dinâmicas propostas para viver nestes 40 dias que antecedem a Ressurreição. Repensar os nossos estilos de vida, protegendo o planeta em que habitamos e comprometer-se com o outro em gestos diários concretos de misericórdia! Cuidar da Casa Comum! Durante a quaresma queremos propor uma reflexão pessoal e coletiva na qual apresentamos como maior desafio a proteção do nosso planeta, mudando-nos a nós mesmos e contribuindo para a mudança do outro! Reconhecendo o enorme desafio, desafiamos-vos a percorrer este caminho connosco, iluminados por dicas e palavras concretas protagonizando os agentes de mudança, com perseverança e oração!

 

Repensar estilos de vida, por um planeta mais sustentável

Em cada domingo da Quaresma, iremos fazer propostas concretas, iluminadas por boas práticas, simples, possíveis de realizar na vivência do nosso quotidiano e que podem efetivamente ter um contributo importante no cuidado do nosso planeta, da Casa Comum.

 

Comprometer-se com o outro em gestos diários de misericórdia

No ano proclamado pelo Papa Francisco de “Ano da Misericórdia”, queremos convidar ao compromisso efetivo com o outro, em gestos diários de misericórdia. Como cristãos, incitados pelo Evangelho ao amor, ao cuidado e à misericórdia para com o irmão (em especial o mais fragilizado e hostilizado pela sociedade) é o momento de agir e de fazer o compromisso de mudar o mundo através das nossas ações individuais e coletivas. Em cada domingo, serão dadas pistas de como é possível colocar em prática o Evangelho no nosso dia-a-dia.

 

Sozinho, em família, com o nosso grupo ou com os nossos amigos

O caminho / percurso que propomos pode ser vivido de diversas formas: podemos optar por realizar a caminhada e as ações propostas sozinhos, envolvendo a nossa família e contribuindo assim para a construção de mais momentos fecundos em amor e misericórdia vividos em conjunto dentro da nossa própria casa, com o nosso grupo de jovens incitando a práticas simples que mudam efetivamente o nosso mundo e o planeta em que habitamos, ou com os nossos amigos reforçando e dando novo sentido aos laços criados.

 

Esta proposta, pode ser consultada no site da FEC, em www.fecongd.org

texto por FEC – Fundação Fé e Cooperação
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES