Lisboa |
Rito de Eleição dos Catecúmenos
“Um cristão sem uma comunidade é um nómada sem raízes”
<<
1/
>>
Imagem

No Rito de Eleição dos Catecúmenos, D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, sublinhou a importância da comunidade, recordando aos catecúmenos da diocese que “não se é cristão sozinho”.

 

“Os vossos pais, padrinhos, párocos, catequistas e demais cristãos que vos acompanham vão confirmar a vossa determinação e o vosso desejo de vos tornardes cristãos. Mediante o seu testemunho, a Igreja na pessoa do Bispo e da Comunidade acolhe-vos com alegria e acompanha-vos com a sua oração e solicitude materna a vossa eleição, a inscrição do vosso nome, pelo qual manifestais o desejo de vos tornardes cristãos. Não se é cristão sozinho. Jesus chama-nos a segui-l’O em comunidade, em povo, em Igreja. Embora Jesus esteja em toda a parte, é na Igreja que Ele nos dispensa a sua Palavra, a sua graça, os Sacramentos e a vida no Espírito. Um cristão sem uma comunidade é um nómada sem raízes, diz o Papa Francisco”, lembrou D. Joaquim Mendes, dirigindo-se, de forma especial, a todos aqueles que serão batizados na próxima Vigília Pascal (26 de março).

Na Sé de Lisboa, na manhã do passado dia 13 de fevereiro, durante o Rito de Eleição dos Catecúmenos, o Bispo Auxiliar do Patriarcado pediu aos catecúmenos para serem “cristãos com raízes bem fundas”. “Cristãos profundamente enraizados em Cristo e no seu Corpo que é a Igreja, enriquecendo-a com a vossa vida e com os dons que o Senhor vos concedeu”, apelou D. Joaquim Mendes.

foto por Jorge Carmona
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES