Lisboa |
Padre Aleixo Cordeiro (1916-1998)
‘Cem anos de Presença’
<<
1/
>>
Imagem

Durante este mês de janeiro, a paróquia de Carcavelos vai assinalar, com diversas iniciativas e celebrações, o centenário de nascimento do padre Aleixo Cordeiro, que foi pastor desta comunidade durante 27 anos.

 

Em torno do tema ‘Padre Aleixo Cordeiro – Cem anos de Presença’, a homenagem tem início este fim-de-semana de 9 e 10 de janeiro, com a leitura, em todas as Missas, de um texto baseado em testemunhos de vida de paroquianos e amigos do padre Aleixo Cordeiro. Pároco de Carcavelos entre 1970 e 1996, o padre Aleixo foi um sacerdote que deixou marca nesta paróquia da Vigararia de Cascais, que agora quer assinalar a efeméride “em clima de celebração e ação de graças”, refere um comunicado. “É o momento de tomar como nossas as respostas a uma interrogação sua, com que sempre nos interpelou: Igreja para que existes? Sim, a vida do Padre Aleixo foi uma permanente resposta a esta interrogação e este é o legado que nos deixou. Assim se faz presente na comunidade de Carcavelos! Hoje, mais do que nunca, é necessário ser uma comunidade atuante, uma Igreja sinal de mudança e apontada para o futuro. Uma Igreja agente de transformação e de desenvolvimento social. Uma Igreja como comunidade em que todos os seus membros são corresponsáveis da missão. O Padre Aleixo deixou-nos uma Paróquia que conduziu com exigência e misericórdia, à qual pedia, na pessoa de cada cristão, quase diariamente, “realizem algo de útil”. É nossa missão dar continuidade a uma comunidade, tal como o Padre Aleixo a entendia, na base da participação dos leigos, que sabia escolher e chamar na diversidade e na riqueza dos seus carismas, porque, como bom pastor, conhecia as suas ovelhas. Era o amigo que dava a mão a toda a gente, acolhedor de outras vivências e culturas e que não recusava nenhum desafio. Utopia de quem acredita e persegue um Ideal”, acrescenta a nota da paróquia de Carcavelos.

O programa de homenagens incluiu diversas conferências (ver caixa) e termina no próprio dia do aniversário do padre Aleixo Cordeiro, 29 de janeiro, com a celebração da Eucaristia na igreja paroquial, às 19h15, presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, seguida de um jantar no Centro Comunitário, com partilha de testemunhos. “Lembrar os Cem anos de Presença do Padre Aleixo é o modo mais justo de o homenagear. Responder sim às convocatórias de Deus, sabe-se lá por sugestão de quem, para continuar a obra que o Padre Aleixo nos legou é, decerto, a homenagem que mais lhe agrada”, refere ainda o comunicado da paróquia de Carcavelos, a propósito da celebração do centenário de nascimento do sacerdote que foi seu pároco durante 27 anos.

 

__________________


Conferências


12 de janeiro, às 21h00, no salão paroquial

‘ O Padre Aleixo Cordeiro nos caminhos do Vaticano II’, com frei Bento Domingues, Manuel José Carmo Ferreira e moderação de Lisete Fradique

 

19 de janeiro, às 21h00, no salão paroquial

‘O Padre Aleixo Cordeiro e a sua ação na Pastoral Familiar e na Pastoral Social’, com o casal Amado da Silva, Luísa França, Alfredo Bruto da Costa e António Caldeira Cabral (moderador)

 

22 de janeiro, às 21h00, no centro comunitário

‘O Padre Aleixo Cordeiro – um jovem entre os jovens’, com a participação de vários intervenientes e moderação de José Manuel Varela

A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES